DO MAR AO RIO: A GÊNESIS DA FOTOGRAFIA BRASILEIRA
Resumo
Resumo
Este ensaio visual tem como objetivo apresentar um manifesto e fotografias, resultado do programa de residência Inclusartz, realizado no Rio de Janeiro, que tinha como objetivo lançar provocações a respeito dos cartes de visite produzidos nos estúdios dos fotógrafos estrangeiros Alberto Henschel e do português Filipe Fidanza no século XIX. Neste espectro a pesquisa tem como foco, sobretudo, refletir sobre essas imagens fixadas pelo tempo e propor uma contra narrativa, para além dos padrões hegemônicos. Tendo em vista que a historiografia nacional é marcada por apagamentos e violências, que reforçam e privilegiam uma linha dominante de pensamento, na qual identidades e culturas são diminuídas e marginalizadas.
Abstract
This visual essay presents a manifest and photographs resulting from the Inclusartz Residency in Rio de Janeiro. It discusses the carte de visite, produced in the studios of the foreign photographers Alberto Henschel and Filipe Fidanza in the nineteenth century. This research focuses on these images fixed over time and proposes a counter-narrative that surpasses hegemonic patterns, as our national history is marked by violence and social erasure that reinforce and privilege a dominant line of reasoning in which certain cultures and identities are marginalised.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v10i17.17267
Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.