Cabeçalho da página

A MÚSICA NA BELLE ÉPOQUE DECADENTE: REFLEXÕES SOBRE O GOSTO MUSICAL NA OBRA DE COMPOSITORES PARAENSES DE 1912 A 1940

Aline da Silva Pedrosa, Dione Colares de Souza

Resumo

Este texto trata de um estudo sobre composições musicais produzidas durante o período de decadência da Belle Époque em Belém do Pará entre 1912 e 1940. Buscou-se identificar os estilos, gêneros e gostos musicais evidenciados nas composições editadas e publicadas nesse período, bem como foi analisada a relação dessas obras com contextos históricos, sociais e políticos. Trata-se de pesquisa documental realizada no acervo de partituras editadas da Coleção Vicente Salles, pertencente ao Museu da Universidade Federal do Pará. Foram analisadas 118 partituras de 46 compositores paraenses, sendo selecionadas 65 obras de 36 compositores. Como resultado, identificou-se uma diversidade de casas editoras em Belém e uma preferência por gêneros musicais populares, refletindo as preferências culturais e o gosto musical da época.

Palavras-chave: Belle Époque; compositores paraenses; gosto musical; partituras.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v11i19.17591

Direitos autorais 2025 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Indexadores