GESTÃO INCLUSIVA E ACESSIBILIDADE NOS REPOSITÓRIOS DIGITAIS: A EXPERIÊNCIA DO LAVMUSEU, WEBMUSEU E TAINACAN LAB ECI UFMG
Resumo
Resumo
Neste artigo, dentro dos princípios da gestão inclusiva, apresentamos o caso do laboratório digital LavMUSEU da UFMG, com enfoque no protótipo Webmuseu Tainacan Lab e na instalação piloto Tainacan Lab ECI UFMG. Em termos metodológicos, trata-se de um relato de experiência acerca de um estudo exploratório, descritivo e iterativo. O laboratório foi testado em situações reais e avaliado como bem-sucedido por docentes, profissionais de museus e discentes. Descrevemos aqui os detalhes deste estudo, as configurações da instalação do laboratório e as exposições on-line que nele tomaram curso até o momento. Almejamos, com essa publicação, contribuir para que a experiência possa ser replicada em outras universidades e instituições de informação e cultura.
Abstract
In this article, within the principles of inclusive management, we present the case of the LavMUSEU digital laboratory at UFMG, focusing on the Tainacan Lab Webmuseu prototype and the Tainacan Lab ECI UFMG pilot installations. This is an experience report about an exploratory, descriptive and iterative study. The laboratory was tested in online exhibitions and evaluated as successful by professors, museum professionals and students. We describe here the details of this study, the configurations of the laboratory installations, and the repositories in it. With this publication, we aim to contribute so that the experience can be replicated in other universities, museums and information institutions.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v0i0.17691
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