Cabeçalho da página

UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM ACESSIBILIDADE CULTURAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Damiane Daniel Silva Oliveira dos Santos, Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro, Heloisa Teixeira Firmo

Resumo

Resumo

O artigo descreve uma experiência de formação continuada direcionada a educadores museais, profissionais de museus, docentes da educação básica e estudantes de ensino superior no Museu da Geodiversidade, vinculado ao Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Utilizando um levantamento bibliográfico e metodologia qualitativa, o estudo destaca como o Curso de Extensão “Aprendendo a lidar com a diversidade: Acessibilidade Cultural e Educação Ambiental para o público com Deficiência Intelectual” ofereceu subsídios e apoio para incentivar práticas inclusivas. A oferta do curso revelou o interesse dos participantes em aprimorar conhecimentos sobre acessibilidade e inclusão, demonstrando a crescente relevância desses temas na sociedade. Nesse contexto, os museus universitários aparecem como agentes fundamentais na promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão, funcionando também como espaços de reflexão para a formação continuada de profissionais de museus, escolas e outros ambientes culturais voltados à inclusão de pessoas com deficiência intelectual.

Abstract

The article describes a continuing education experience aimed at museum educators, museum professionals, basic education teachers and higher education students at the Geodiversity Museum, linked to the Geosciences Institute of the Federal University of Rio de Janeiro. Using a bibliographical survey and qualitative methodology, the study highlights how the Extension Course "Learning to deal with diversity: Cultural Accessibility and Environmental Education for the public with Intellectual Disabilities" offered subsidies and support to encourage inclusive practices. The course offering revealed the participants' interest in improving knowledge about accessibility and inclusion, demonstrating the growing relevance of these topics in society. In this context, university museums appear as fundamental agents in promoting teaching, research and extension activities, also functioning as spaces for reflection for the continued training of professionals in museums, schools and other cultural environments aimed at the inclusion of people with intellectual disabilities.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v0i0.17693

Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Indexadores