MULHERES CIENTISTAS NOS MUSEUS
Resumo
Resumo
Este trabalho analisa a representação das mulheres cientistas em museus de ciências, focando na coleção entomológica das Irmãs Figueiredo no Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), no Rio Grande do Sul. O objetivo é investigar a presença, atuação e (in)visibilidade das mulheres nas ciências e nos museus, destacando a dinâmica entre esquecimento e memória. Para tal, se realiza uma pesquisa qualitativa sobre a presença feminina nestes dois campos, traçando o desenvolvimento histórico dessas áreas e evidenciando a lógica androcêntrica que permeiam seus processos estruturais. De forma a ilustrar estes fenômenos, se examina o estudo de caso das Irmãs Figueiredo, mulheres cientistas que se dedicaram ao desenvolvimento da coleção entomológica, hoje abrigada no Museu, composta principalmente por exemplares de lepidópteros (borboletas e mariposas). Adquirida por Ignez Lopes de Figueiredo em 1997, a coleção é uma das maiores e mais importantes, mas as informações sobre as cientistas são superficiais. O trabalho argumenta que os museus contemporâneos devem promover debates inclusivos e conectar ciência e sociedade, afastando-se do modelo tradicional de “gabinete de curiosidades”. Como resultado, a pesquisa evidencia como a trajetória das Irmãs Figueiredo ilustra o apagamento sistemático das mulheres cientistas também nas narrativas museológicas, mostrando que, mesmo em coleções de grande valor, suas contribuições são frequentemente tratadas de forma superficial. As dificuldades encontradas na investigação expõem um padrão de invisibilização das mulheres nas ciências, revelando a necessidade de uma Museologia de Gênero, que possibilite abordagens que transformem os museus em espaços mais inclusivos e representativos, promovendo uma maior compreensão da contribuição das mulheres nas ciências e ampliando o debate sobre a representatividade feminina nas instituições de memória.
Abstract
This work analyzes the representation of women scientists in science museums, focusing on the Figueiredo Sisters' entomological collection at the Natural History Museum of the Catholic University of Pelotas (UCPEL), in Rio Grande do Sul. The objective is to investigate the presence, action and (in)visibility of women in science and museums, highlighting the dynamics between oblivion and memory. To this end, qualitative research is carried out on the female presence in these two fields, tracing the historical development of these areas and highlighting the androcentric logic that permeates their structural processes. In order to illustrate these phenomena, the case study of the Figueiredo Sisters, women scientists who dedicated themselves to the development of the entomological collection, now housed in the Museum, composed mainly of specimens of lepidoptera (butterflies and moths), is examined. Acquired by Ignez Lopes de Figueiredo in 1997, the collection is one of the largest and most important, but information about the scientists is superficial. The work argues that contemporary museums must promote inclusive debates and connect science and society, moving away from the traditional “cabinet of curiosities” model. As a result, the research highlights how the trajectory of the Figueiredo Sisters illustrates the systematic erasure of women scientists also in museological narratives, showing that, even in collections of great value, their contributions are often treated superficially. The difficulties encountered in the investigation expose a pattern of invisibilization of women in science, revealing the need for a Gender Museology, which enables approaches that transform museums into more inclusive and representative spaces, promoting a greater understanding of the contribution of women in science and expanding the debate on female representation in memory institutions.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v0i0.17695
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