BANCO VIRTUAL DE MEMÓRIAS E BALANÇAR: MEMÓRIAS DA INFÂNCIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEATRO
Resumo
Resumo
O presente artigo explora a intersecção entre memórias pessoais da infância e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na formação docente e criação artística. O estudo foi desenvolvido no contexto da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão, durante o período pandêmico da COVID-19. Utilizando uma abordagem narrativa, o autor relata a criação de dois projetos, Banco Virtual de Memórias e Balançar, que combinam as memórias da infância com ferramentas digitais. A metodologia inclui o uso de TDICs para ressignificar as memórias e aplicá-las em processos criativos e pedagógicos. Os resultados indicam que as tecnologias digitais ampliaram as possibilidades criativas no ensino de teatro, especialmente em ambientes remotos, e destacam a importância das memórias na formação artística. Conclui-se que a articulação entre memória e tecnologia pode enriquecer o ensino e a criação artística, sugerindo novas metodologias para o ensino do teatro.
Abstract
The present article explores the intersection between personal childhood memories and the use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in teacher training and artistic creation. The study was developed in the context of the Theater Teaching Degree at the Federal University of Maranhão, during the COVID-19 pandemic. Using a narrative approach, the author reports on the creation of two projects, Virtual Memory Bank and Balançar, which combine childhood memories with digital tools. The methodology includes the use of DICTs to reinterpret memories and apply them to creative and pedagogical processes. The results indicate that digital technologies have expanded creative possibilities in theater education, especially in remote settings, and highlight the importance of memories in artistic training. It is concluded that the articulation between memory and technology can enrich teaching and artistic creation, suggesting new methodologies for theater education.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v0i0.17699
Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Indexadores