Cabeçalho da página

CURADORIA DE ARTES: PROCESSOS EDUCATIVOS PARA UMA EDUCAÇÃO PELA ATENÇÃO

Camila Ferreira Araujo Freire

Resumo

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa de dissertação de mestrado1 intitulada Perspectivas Outras para Belém: Análises autocríticas sobre arte educação no contexto não formal e informal. Apresenta a experiência curatorial da exposição Dilemas 2019, realizada na cidade de Belém durante a reabertura do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, no qual analiso o processo curatorial por um viés educativo, dando enfoque aos procedimentos expográfico e comunicacional, discutindo também o papel da obra de arte como um objeto cultural capaz de proporcionar a potencialização do processo educativo através da perspectiva teórica da educação pela atenção, sendo esta apontada como um outro caminho possível para a arte educação em espaços não formais.

Abstract

This paper is the result of the dissertation research entitled Other Perspectives for Belém: Self-critical analyzes of art education in a non-formal and informal context. It presents the curatorial experience of the exhibition Dilemas 2019, which took place in the city of Belém during the reopening of Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, in which I analyze the curatorial process from an educational perspective, focusing on expographic and communicational procedures, and also discussing the role of the work of art as a cultural object capable of providing the potentialization of the educational process through a theoretical perspective of education through attention, which is pointed out as another possible path for art education in non-formal spaces.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v0i0.17707

Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Indexadores