EDUCAÇÃO, MUSEOLOGIA E INCLUSÃO: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS EM MUSEUS DA AMAZÔNIA PARAENSE
Resumo
Resumo
A escrita deste artigo estabelece uma relação teórica entre educação, museologia e inclusão/acessibilidade. O objetivo é estabelecer o diálogo acerca da educação, da museologia e da inclusão mediante a análise de pesquisas em museus da Amazônia paraense. Realizou-se um levantamento de teses e dissertações no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no ínterim de 2014 a 2024. Percebe-se que há uma incipiência de pesquisas, nas pós-graduações stricto sensu, sobre a inclusão e a acessibilidades dos museus da Amazônia paraense.
Abstract
This article makes a theoretical relationship between education, museology and inclusion/accessibility. The objective is to dialogue about education, museology and inclusion by analyzing research on museums in the Amazon of Pará. An investigation was carried out on theses and dissertations from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the Coordination of Superior Level Staff Improvement (CAPES) between 2014 and 2024. So, there is little research, in postgraduate studies (master's and doctorate) on inclusion and accessibility of museums in the Amazon of Pará.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v0i0.17708
Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Indexadores