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A FORMAÇÃO DOCENTE, O CURRÍCULO E A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS: O CASO DA ARTE E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Yasmim Prestes Batista Garcia

Resumo

Este artigo integra uma pesquisa de mestrado defendida em 2022, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/UDESC), especificamente no Capítulo II, que aborda as políticas educacionais voltadas à formação docente. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar as políticas educacionais que orientam a formação de professores, com ênfase nos encaminhamentos voltados às Artes Visuais e sua inserção na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ancorado nos pressupostos metodológicos do Materialismo Histórico-Dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica, o estudo identificou que a formação docente e, consequentemente, o currículo, estão atrelados a referências que promovem a internacionalização dessa área do conhecimento e da modalidade de ensino, o que contribui para a permanência de lacunas educacionais na sociedade. Conclui-se que, à medida que tais práticas continuam sendo impostas, há o risco de a formação da sociedade permanecer limitada a uma concepção da Arte na educação escolar restrita à dimensão prática e recreativa.

Palavras-chave: Formação; currículo; arte; EJA.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v11i19.18024

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