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“A MARCHA É PRA ANDAR E O SAMBA PRA PULAR”: MÚLTIPLOS ACESSOS E A ACELERAÇÃO DO ANDAMENTO NAS MÚSICAS DOS BOIS DE MÁSCARAS

Evelyn Tainá de Souza Silva

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar as mudanças no andamento das músicas dos Bois de Máscaras de São Caetano de Odivelas/PA, com foco no Boi de Máscaras Faceiro, e, mais especificamente, na música Samba da Paradinha, relacionando essas transformações com o conceito de hipermodernidade no contexto amazônico. O estudo da mudança musical foi abordado a partir de uma perspectiva etnomusicológica, utilizando uma metodologia de análise comparativa de composições por meio de gravações, partituras e relatos de músicos e compositores. A pesquisa constatou que o acesso ampliado a novas práticas musicais e à educação formal pode ser um dos fatores contribuidores para a aceleração do andamento das músicas. No contexto amazônico, a crescente velocidade de acesso a práticas musicais também pode revelar tensões entre a preservação das tradições e a influência de fatores externos, como tecnologia e globalização, resultando em novas formas de expressão musical na região.


Palavras-chaves: Música na Amazônia; mudança musical; Boi de Máscaras; hipermodernidade.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v11i19.19324

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