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A música erudita vista por compositores e intérpretes brasileiros da música popular

Clayton Vetromilla

Resumo

Resumo

Em entrevista ao jornalista José Eduardo Homem de Mello, compositores e intérpretes consagrados manifestam sua opinião sobre, entre outros assuntos, a música erudita. Tal documento, reunido no livro Música Popular Brasileira (1976), interessa-nos, sobretudo, se o considerarmos representativo de um período em que ocorre uma reconfiguração significativa no campo da produção e da difusão da cultura musical brasileira. No presente texto, buscamos observar como os entrevistados lidam com as diferenças entre os gêneros “música popular” e “música erudita”. Para tal, depois de contextualizar questões teóricas esboçadas em O minuto e o milênio (1979), de José Miguel Wisnik, quando da análise, dialogamos também com outros autores que tratam do tema sobre o ponto de vista sociológico. Por fim, dada a atualidade do problema tratado, apresentamos breve reflexão sobre o tema a partir de uma perspectiva etnomusicológica mais atualizada.

Abstract

Renowned composers and performers of popular music, while being interviewed by the journalist José Eduardo Homem de Mello, voiced their opinion about, among other topics, The Classical Music field. This interview was published in a book called Brazilian Popular Music – (1976). This document is of our greatest interest, as it takes into consideration the ideas presented as a representation of a specific period when a reconfiguration in the Brazilian cultural identity was taking place. The afore mentioned article analyses the material while it also observes how the interviewees deal with the questions of the genders “Popular Music” and “Classical Music”. For such, after contextualizing theoretical questions outlined in “The Minute and the Millennium” (1979), by José Miguel Wisnik, as we take a closer look at it, we also talk about other authors who address the matter over the sociological point of view. Summing up, due to the current problems dealt with, we suggest a brief reflection about the subject departing from an ethnomusicologic perspective more updated. 


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v1i1.2728

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