Cinema e identidade cultural brasileira: possíveis reflexões para uso de filmes em sala de aula
Resumo
Resumo
O foco deste artigo é o uso do cinema enquanto “reflexo” de uma sociedade e encarado enquanto produto cultural brasileiro. Busca-se refletir sobre como o cinema pode funcionar em sala de aula do Ensino Médio enquanto gerador de informações sociais, históricas e culturais de uma época não vivida pelos estudantes. Os objetos de análise deste escrito serão os filme Terra em transe, Macunaima e Bye bye Brasil, já que estes filmes se relacionam diretamente ao movimento Tropicalista, algo que os estudantes do Ensino Médio atual não chegaram a vivenciar. Encarando o cinema enquanto produto da cultura de um país, os estudantes poderão melhor compreender quais os elementos que nos marcam enquanto brasileiros e como o cinema brasileiro pode ajudar no entendimento da formação da identidade cultural de seu próprio país.
Abstract
This paper focus on the use of cinema as a “reflexion” of a society and as a cultural product. Hereby, we search to reflect upon how cinema can be used in High School classrooms as a generator of social, historical and cultural informations regarding a period that the students did not live themselves. The analysis of this paper focus on the films Terra em transe, Macunaima and Bye bye Brasil, as these films relate to the Tropicalist artistic movement, something that the actual students at High School did not presenced. Looking ath the cinema as a cultural product of a country, students can better understand which elements mark us as Brazilians and how Brazilian cinema can help us to understand the formation of a cultural identity of their own country.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v3i4.4866
Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes