Cabeçalho da página

Estéticas Nômades: Belém, Manaus e o circuito nacional do comércio de arte

Moema Alves

Resumo

Resumo

Na virada do século XIX para o XX, estados como Pará e Amazonas viveram grandes transformações tanto na vida política quanto cultural. Suas capitais e os costumes de suas gentes buscavam refinamento a partir dos padrões burgueses europeus e a apreciação das chamadas belas artes em muito contribuíram para esse objetivo. Nesse contexto, favorecido pela grande circulação de dinheiro provocada pelo comércio da borracha, os estados em questão se tornaram atrativos para aqueles artistas em busca de novos mercados. O que o presente artigo aborda, portanto, é, através do caso da viagem do pintor fluminense Antônio Parreiras para o Norte, como se dava a articulação entre esses mercados e como circulavam as obras de arte, pensando que esse deslocamento não é só geográfico, mas também de questões que permeiam nossa leitura da história da arte no Brasil. Com isso, entendemos esse trânsito e as trocas provenientes dele, como essenciais para a formação coleções e, com elas, de novas narrativas.

Abstract

At the turn from the nineteenth to the twentieth century, states like Pará and Amazonas have undergone great transformations in both political and cultural life. Its capitals and the customs of its people sought refinement from European bourgeois standards and the appreciation of the so-called fine arts contributed greatly to this goal. In this context, favored by the large circulation of money brought on by the rubber trade, the states in question became attractive to those artists in search for new markets. What the present article addresses therefore is, through the case of the trip of Antônio Parreiras, a painter from Rio de Janeiro, to the North, how the articulation between these markets and how the art circulation works, thinking that this displacement is not only geographic, but also of questions that permeate our reading of the history of art in Brazil. With this, we understand this transit and the exchanges coming from it, as essential for the formation of collections and, with them, new narratives.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v4i6.5963