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Quer dançar comigo? A pessoa com deficiência na cena contemporânea tucuruiense através da experimentação do movimento

Roseane Santos

Resumo

Resumo

A temática abordada neste projeto de criação/experimentação ora apresentada reflete um interesse em contribuir na discussão que tem como alicerce o contexto dos pressupostos teóricos de Ann Cooper Albright, a qual discute a inserção das pessoas com deficiência física na cena artística, propondo ao mundo a visualização dessas pessoas enquanto efetivamente artistas da cena, além da chamada dança inclusiva. Objetivo: Investigar através da experimentação, movimentos artísticos-cultu-rais propostos por pessoas com e sem deficiência para a cena contemporânea tucuruiense. Metodologia: Baseia-se em uma pesquisa-ação. A amostra foi constituída de 05 (cinco) pessoas, sendo estas: 02 (duas) com deficiência física, 1 (uma) de baixa visão e 02 (duas) sem deficiência. Para coleta e análise dos dados usamos o diário de campo, observação, grupo focal e laboratórios de criação. Resultados: As investigações resultaram em descobertas e ressignificações dos corpos-sujeitos envolvidos, com superações corporais e psicológicas com rica troca de ações. Conclusão: As experimentações foram além do esperado, mas foi constatado que a sociedade e os próprios artistas em Tucuruí têm dificuldade em ver além da chamada dança inclusiva.

Abstract

The theme discussed in this creation / experimentation project presented here, reflects an interest in contributing to the discussion that builds on the context of the theoretical assumptions of Ann Cooper Albright which discusses the insertion of people with physical disabilities into the art scene, proposing to the world the visualization of these people as effectively performers of the scene, in addition to the so-called inclusive dance.Objective: To investigate, through experimentation, artistic-cultural movements proposed by people with and without disabilities for the contemporary scene in Tucuruí. Methodology: It was based on an action research. The sample consisted of 05 (five) persons, of whom: 02 (two) with physical disabilities, 1 (one) of low vision and 02 (two) without disability. For data collection and analysis, we used the field diary, observation, focus group and breeding laboratories. Results: The investigations resulted in discoveries and re-significances of the involved subjects-bodies, with corporal and psychological surpasses with rich exchange of actions. Conclusion:The experiments were more than expected, but it was found that society and the artists themselves in Tucuruí have difficulty seeing beyond the so-called inclusive dance.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v4i7.6931

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