A Bricolagem como forma poética e improvisada: uma visão de vivências do MC dançarino
Resumo
Resumo
O presente estudo foi elaborado por meio de pesquisas e vivências a partir de um dos elementos do hip-hop, cultura na qual investigamos neste campo de estudo, desde o ano de 2012. As abordagens centrais aqui desenvolvidas partem de uma pesquisa extensa, tanto filosófica quanto poética, de experiências e criações, sobretudo a partir das reflexões e contribuições do projeto de pesquisa Poéticas Contemporâneas: Bricolagem coreográfica e improvisação, coordenado pela professora Dra.Waldete Brito, realizado na Escola de Teatro e Dança na Universidade Federal do Pará, em 2017. A partir de discussões neste projeto, buscamos compreender em que medida é possível identificar a bricolagem nas “batalhas” de rimas que ocorrem nas periferias de Belém e no município de Barcarena, localidades de grande crescimento deste movimento artístico. Observamos nas rodas de Freestyle (estilo livre),a velocidade e habilidade que os MC’s, (Mestre de cerimônia) possuem no ato do improviso. Há uma subjetividade criativa de bricolar gestualidade, sonoridade corporal e técnicas, para construir as rimas. O texto constrói-se no diálogo com os autores Lévi-Strauss, Fayga Ostrower, Joe Kincheloe, dentre outros que contribuem para esta tessitura tramada de bricolagem cênica.
Abstract
The present study was elaborated through researches and experiences that I had when entering one of the elements of hip-hop, a culture in which I dive in search and to know since 2012, year in which I had the first contact with this dance genre. The central studies developed here, part of an extensive research, both philosophical and poetic of my experiences, mainly from the reflections and contributions of the Research Project: Contemporary poetics: choreographic bricolage and improvisation, coordinated by Professor Dr Waldete Brito, Theater and Dance at the Federal University of Pará. Based on discussions in the research project, I will investigate to what extent it is possible to identify the choreographic bricolage and the “battles” of rhymes that occur in the peripheries of Belém and in the municipality of Barcarena, localities of great growth of this cultural movement, in which the practitioners who, through the improvisation in the body-rhyme relationship, “battle” each other. It was on the wheels of freestyles that the desire to research and study the “MC’S” (Master of Ceremony) was born, based on observations, improvisation, of their gestures and the way in which they construct their rhymes. There is a creative subjectivity of bricolar gesture, body sound and techniques, to build the rhymes. The text is constructed in the dialogue with the authors Lévi-Strauss, Fayga Ostrower, Joe Kincheloe, among others that contribute to this scenario made of bricolage scenic.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v4i7.6936
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