A obra de Hassis como sintoma do sujeito dialético, engedrando novas conexões fora de seu espaço e tempo
Resumo
Resumo
Pensando sobre a sobrevivência da imagem, o artigo propõe a análise da obra “Vento sul com chuva” (1957), de Hassis (1926-2001), artista catarinense, a partir das articulações engendradas por ela. Buscou-se as contribuições de Didi-Huberman e Walter Benjamin no intuito de se compreender as imagens como sintomas de uma memória que é particular e historicamente construída, constelando a obra com outras duas de expressiva simbologia: a fotografia do paraense Luiz Braga e o desenho de catarinense Susano Correia. O modo de estar e perceber o mundo, influenciaram, sobremaneira, a trajetória artística de Hassis, que passou a vida organizando e reorganizando imensurável arquivo de suas obras; objetos e documentos (hoje preservados pelo Instituto Hassis), que só tem significado se entendermos sua obra, enquanto imagem, como sintoma da relação dialética do próprio artista em seu espaço e tempo.
Abstract
Thinking about the survival of the image, the article proposes the analysis of the work “South Wind with Rain” (1957), by Hassis (1926-2001), a Santa Catarina artist, based on the articulations engendered by it. The contributions of Didi-Huberman and Walter Benjamin were sought in order to understand the images as symptoms of a memory that is particular and historically constructed, constellating the work with two others of expressive symbology: the photograph of the Paraense Luiz Braga and with the drawing by Susano Correia, artist from Santa Catarina.The way of being and perceiving the world, influenced, the artistic trajectory of Hassis, who spent his life organizing and reorganizing the archive of his works; objects and documents (now preserved by the Hassis Institute), which is meaningful only if we understand his work as an image, as a symptom of the artist’s dialectic relation in space and time.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v4i7.6940
Direitos autorais 2024 Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes