Historiografia dos decolonialismos para o ensino/aprendizagem em artes visuais
Resumo
Resumo
O presente artigo, fruto de uma conferência realizada no Ciclo de Debates intitulado Experiências Educativas em Artes Visuais na Amazônia Paraense, visa a organizar uma historiografia dos pensamentos Decoloniais na América Latina, com sua contrapartida na Amazônia paraense. Desse modo, delineia possibilidades convergentes com os atuais debates sobre Ensino/Aprendizagem em Artes Visuais. Os autores trabalhados, dentro de uma premissa historiográfica, são Inge Valencia, Luciana Ballestrin, Walter Mignolo, Osmar Pinheiro Junior, João de Jesus Paes Loureiro, Maria Fusari, Maria Heloísa Ferraz e Rosa Iavelberg. Pretende, portanto, ajudar profissionais, pesquisadores, artistas, estudantes e interessados em agendas críticas, realistas-progressistas, capazes de iluminar condições de conhecimentos em países e regiões da chamada periferia global.
Abstract
The present article, result of a conference held during the Cycle of Debates entitled Educational Experiences in Visual Arts in Pará Amazon, aims to organize a historiography of Decolonial thoughts in Latin America, with its counterpart in Pará Amazon. In this way, it delineates convergent possibilities with the current debates on Teaching/Learning in Visual Arts. The authors, working within a historiographical premise, are Inge Valencia, Luciana Ballestrin, Walter Mignolo, Osmar Pinheiro Junior, João de Jesus Paes Loureiro, Maria Fusari, Maria Heloísa Ferraz and Rosa Iavelberg. It aims, therefore, to help professionals, researchers, artists, students and interested in critical, realistic-progressive agendas, capable of illuminating conditions of knowledge in countries and regions of the so-called global periphery.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v4i7.6942
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