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Fabricar a memória da violência: imagens do massacre de eldorado dos carajás na arte contemporânea

Gil Vieira Costa

Resumo

Resumo

Este ensaio pretende investigar as relações entre arte, violência e políticas da memória, por meio da comparação entre obras de arte produzidas a partir do Massacre de Eldorado dos Carajás. Estuda-se a relação entre a criação artística e a produção de imagens memorialistas, analisando de que maneiras a arte contemporânea tem atuado no campo das políticas da memória, constituindo meios complexos às imagens de acontecimentos históricos, assim como meios de reflexão crítica sobre a própria fabricação de tais imagens.

Abstract

This essay intends to investigate the relations between art, violence and politics of memory, by comparing artworks produced about the Eldorado dos Carajás Massacre. The relationship between artistic creation and the production of memorialist images is studied, analyzing in what ways contemporary art has acted in the field of politics of memory, constituting complex mediums to the images of historical events, as well as mediums of critical reflection on very fabrication of these images.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v4i7.7056

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