Cabeçalho da página

Comer a Própria Carne: o Mito Pessoal como Disparador do Processo de Criação Cênica

Saulo Vinicius Almeida

Resumo

Resumo

Este artigo analisa o conceito de mito pessoal e seus desdobramentos em duas performances teatrais, Sebastian e Cura. Utiliza como base teórica os estudos do mito de Mircea Eliade, os estudos da psicologia profunda em sua relação com os conteúdos mitológicos de Carl Gustav Jung e seus continuadores e os escritos de Grotowski. Propõe a partir do mito pessoal a instauração de uma zona inconsciente de comunicação entre o performer e as testemunhas por via da infecção psíquica.

Abstract

This article analyzes the concept of personal myth and its ramifications in two theatrical performances, Sebastian and Cura. It uses as theoretical base the studies of the myth of Mircea Eliade, the studies of analytical psychology in its relation with the mythological contents of Carl Gustav Jung and its followers and the writings of Grotowski. It proposes from the personal myth the establishment of an unconscious zone of communication between the performer and the witnesses through the psychic infection.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v5i8.8916