Cabeçalho da página

Video-instalação, Cinema de exposição, Cinema de Artista, Outro Cinema, Efeito-cinema: nomenclaturas e normas de representação. A reflexividade na obra em perspectiva (documental)

Raquel de Oliveira Pedro Garbelotti

Resumo

Resumo

Este texto reflete sobre a categoria cinema de exposição e suas outras acepções. Desenvolve uma crítica sobre esta forma fílmica (inversão da questão espacial sobre a temporal) e apresenta uma reflexão sobre a forma instalativa; um dispositivo em que em diversas instâncias implica na perda de reflexividade fílmica. Apresenta estudos de caso em que as obras fílmicas mesmo que instalativas, permanecem críticas e políticas por um pensamento estratégico. Estratégia esta que tratarei aqui como obra em perspectiva (documental).

Abstract

This article reflects upon the category exhibition cinema and its other understandings. Developing a critique over this specific film form (inverting the spatial aspect over the time-based aspect) and presenting a discussion concerning the installative form; a device, which in different instances implies the loss of filmic reflexivity. Presenting case studies in which the filmworks, even as installative pieces, remain politicized and critical through strategic thinking. Strategy which here is presented as work in perspective (documentary).


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v5i9.9808