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BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Felipe Alan Souza Santos, Jovenildo Cardoso Rodrigues

Resumo

A teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano tem na figura do professor Urie Bronfenbrenner seu principal expoente. Seus estudos determinaram a existência de interdependência entre os organismos vivos e os seus ambientes, e que essa inter-relação social e ambiental apresenta influência direta no comportamento dos indivíduos. Deste modo o presente artigo possui como objetivo geral, discutir o papel da teoria bioecológica para a formação de indivíduos mais ativo no meio que o cerca. A metodologia utilizada partiu da análise de conteúdo segundo Bardin (2006), onde buscou agregar a essência da teoria descrita por Bronfenbrenner e a possibilidade de uma ação de comportamento mais incisivo frente aos dilemas socioambientais. A Educação Ambiental e a Teoria Bioecológica se caracterizam por entender que o processo de aprendizagem (desenvolvimento) está na ótica interacionista e sistêmica do indivíduo com o ambiente. Neste caso, as interações com diferentes contextos sociais e culturais corroboram para compreender os comportamentos humanos e, por conseguinte, podem aperfeiçoar ações mais sustentáveis destes indivíduos com o meio ambiente em que vivem.


Palavras-chave

Educação Ambiental; Bioecológica; Pró-ambiental


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/reumam.v6i1.13398

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ISSN online 2595-9239