Educação sanitária e ambiental na ilha de Campompema - município de Abaetetuba – Pará – Amazônia: um relato de experiência
Resumo
O objetivo deste artigo é relatar as experiências vivenciadas durante as atividades de educação sanitária e ambiental, desenvolvidas na comunidade de Campompema, região insular do município de Abaetetuba, no estado do Pará, em virtude das instalações do sistema de abastecimento com água da chuva. Como método de intervenção, foram utilizadas técnicas de dinâmicas em grupo. Posteriormente, ocorreram os registros das ações de educação sanitária e ambiental, as quais nortearam, principalmente, os cuidados com o manejo sustentável da água para o consumo humano. É possível constatar que a intervenção realizada possibilitou um espaço de acolhimento e de troca de vivências sobre os cuidados com a água. Também se refletiu acerca do modo de vida dos moradores da comunidade de Campompema. Após a realização de devidas técnicas em educação sanitária e ambiental a partir de metodologias ativas foi percebida a necessidade da continuidade do trabalho junto as famílias que receberam os sistemas de captação e armazenamento de água de chuva. Desta maneira, são necessários mais encontros para obter as mudanças esperadas em detrimento ao manejo da tecnologia social, a fim de promover conscientização e sensibilização da gestão socioambiental dos usos múltiplos da água.
Palavras-chave
Água da chuva; Campompema; Gestão Ambiental
Texto completo:
PDFReferências
ABAETETUBA. Plano municipal de saneamento básico de Abaetetuba - etapa do prognóstico. Prefeitura Municipal de Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://abaetetuba.pa.gov.br/arquivos/114/PLANO%20MUNICIPAL%20DE%20SANEAMENTO_001_2019_0000001.pdf . Acesso em: 15 ago. 2022.
ANDRADE, C. C. G. DE. Aproveitamento de água da chuva para abastecimento em área rural na Amazônia: Estudo de caso - ilha grande e murutucu, Belém – Pará. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.
FENZL, N.; SOMBRA, D.; CANTO, O.; FARIAS, A.; NASCIMENTO, F. Os “Grandes Projetos” e o processo de urbanização na Amazônia brasileira: consequências sociais e transformações territoriais. InterEspaço, Grajaú (MA), v. 6, p. 1-25, 2020.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. - 6. ed.- São Paulo: Atlas, 2011. p.269-291.
MENDES, M. P.; MENDES, R. L. R.; CRISTINO, M. G. G. As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuva. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental., Rio Grande (RS), v. 35, n. 2, p. 173-192, maio/agosto, 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7720/5381 . Acesso: 21 ago. 2022.
MENDES, R. L. R. Projeto aproveitamento de água de chuva na Amazônia. Relatório CNPQ, março, 2022.
PIRAUX, M.; SOARES, D. S.; SIMÕES, A. A diversidade socioespacial do Território Baixo Tocantins e impactos na agricultura familiar. In: SIMÕES, A.; BENASSULI, M. (Org.). Na várzea e na terra firme: transformações socioambientais e reinvenções camponesas. Belém: NUMA/UFPA, 2017, p. 77-114.
QUARESMA, D. B. Avaliação dos sistemas de aproveitamento de água de chuva em escolas rurais de Abaetetuba-PA. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia), Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.
QUARESMA, M.; SOMBRA, D.; LEITE, A.; CASTRO, C. Periodização econômica de Abaetetuba (PA) a partir de sua configuração espacial. PerCursos, Florianópolis (SC), v. 16, n. 32, p. 143-168, 2015.
ROSA, R. G. Aproveitamento de Águas Pluviais para consumo potável - Estudo de Caso: município de Belém-PA. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.
SANTOS, A. C. B. A gestão dos serviços de água e esgoto em áreas insular: o caso do município de Belém-PA. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia), Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
SOARES, D. S.; DAMASCENO, S. B.; CASTRO, C. J. N.; SIMÕES, A.; PIRAUX, M.; RITTER, L. H.; AGUIAR, A. G. R.; SILVA, K. P.; COSTA, F. E. V.; QUARESMA, M. J. N. Produção do espaço agrário e dinâmicas territoriais na Amazônia Tocantina: transporte rural-urbano, agricultura familiar e ambientes em Abaetetuba (PA). In: OLIVEIRA, R. J. (Org.). Extensão rural: práticas e pesquisas para o fortalecimento da agricultura familiar. Guajurá-SP: Científica Digital, 2021, p. 578-600.
VELOSO, N. S. L. Aproveitamento da água da chuva e desenvolvimento local: o caso das ilhas de Belém. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia), Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.
___. Política pública de abastecimento pluvial: Água da chuva na Amazônia, e por que não? 296 f. Tese (Doutorado em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental), Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11356 . Acesso em: 02 de jun. 2020.
VIEIRA, A. G. R. Proposição de indicadores de custo efetividade para soluções alternativas de abastecimento de água: estudo de caso para comunidades rurais do município de Belém e Acará. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia), Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/reumam.v7i1.13568
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN online 2595-9239