A educação ambiental no Ensino Fundamental: reflexões e didáticas no contexto de Altamira-PA
Resumo
A partir da década de 1970, através das conferências sobre o meio ambiente, começa a se buscar alternativas para amenizar os impactos ambientais. O ambiente escolar por sua vez, torna-se um espaço apropriado para desenvolver educação ambiental, como proposta a conscientização e reflexões dos estudantes, possibilitando com que sejam capazes de exercer a cidadania para a formação de uma população sustentável e comprometida com o bem-estar da sociedade local e global. Desta forma, um grupo de estudantes do curso de licenciatura em Geografia se organizaram para aplicarem metodologias que tratam desta problemática, tendo como público-alvo, alunos da rede pública do Ensino Fundamental menor numa escola pública da cidade de Altamira-PA. Verificou-se que o lúdico como metodologia aplicada foi positiva para alcançar o objetivo do trabalho. Assim como foi possível sensibilizar os alunos quanto as suas ações para além dos muros da escola. Considera-se que os hábitos ambientais devem ser compreendidos no dia a dia, na prática, contribuindo para um cidadão responsável.
Palavras-chave
Ambiente escolar; Conscientização; Educação ambiental; Altamira
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/reumam.v9i1.15186
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