Proposições para o fortalecimento da educação ambiental na área de influência da UHE Tucuruí: sob o olhar da percepção ambiental de docentes do ensino fundamental
Resumo
Estudo da percepção ambiental considerando a construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí que gerou uma série de transformações espaciais, sociais e ambientais na área de abrangência do empreendimento, transformando a relação ser humano e natureza e a forma que os indivíduos percebem o meio em que estão inseridos. Objetivou-se contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de educação ambiental no contexto das medidas de mitigação de impactos de usinas hidrelétricas, a partir da análise da Percepção Ambiental dos docentes das escolas públicas sobre o programa de educação ambiental da UHE Tucuruí na sua área de influência. Considerou-se como local de estudo seis escolas localizadas nos municípios de Tucuruí e Breu Branco, tendo como público participante da pesquisa 60 docentes e 6 gestores. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada com os gestores das escolas. Os resultados permitiram verificar que a maioria dos sujeitos participantes da pesquisa tem conhecimento sobre as ações educativas de sensibilização do PEA da UHE Tucuruí. Porém, a maioria dos docentes, mesmo considerando a fragilidade do programa, acredita que o PEA contribua para a redução da degradação ambiental na área do entorno da UHE Tucuruí. Conclui-se que existe a necessidade de ajustes nas atividades e nos projetos executados pelo Programa de Educação Ambiental da UHE Tucuruí. Que o programa atentasse para a adversidade de ambiente e condições sociais, econômicas, origem e vínculo histórico com os tipos e tipologias dos impactados por projetos decorrentes de barragens.
PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental, Percepção ambiental, UHE Tucuruí.
Palavras-chave
Educação ambiental; Percepção ambiental; UHE Tucuruí.
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/reumam.v8i2.15358
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