Recursos didáticos alternativos em educação ambiental no contexto amazônico
Resumo
No contexto amazônico de educação ambiental, as figuras tradicionais de professores e alunos como detentores de conhecimento e receptores passivos, respectivamente, ainda são um obstáculo ao processo de aprendizagem. Há muitos desafios para a educação prática em ciências ambientais devido a limitações geográficas, culturais e financeiras. Os recursos didáticos alternativos (RDAs) podem transformar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, este artigo tem como objetivo expor a realidade amazônica realidade amazônica da educação ambiental prática e socializar o impacto do uso de RDAs em estudos ambientais. A pesquisa-ação e a análise de conteúdo foram usadas para avaliar os benefícios do uso dos RDAs em uma aula de auditoria ambiental em uma carreira em gestão ambiental em uma instituição pública localizada na região amazônica, norte do Brasil. O dinamismo e a assimilação do conteúdo foram identificados por meio de um memorial descritivo das práticas de ensino, revisão da literatura revisão da literatura, questionários qualitativos e análise de conteúdo. O uso dos RDAs permitiu troca de informações entre alunos e professores, permitindo a aquisição de conhecimento prático.
Palavras-chave
Análise do conteúdo; Educação ambiental na Amazônia; Recursos didáticos alternativos
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/reumam.v9i2.15534
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