Cabeçalho da página

Dados abertos sobre áreas de desmatamento no estado do Pará

William Felicidade Beckmam, Gabryelly dos Santos Braga, Jacquelin Teresa Camperos- Reyes, Marise Teles Condurú

Resumo

Devido aos alertas proeminentes pela constante degradação da Amazônia, este estudo tem como escopo considerar fontes de dados que permitam discutir a evolução e causas de áreas de desmatamento no estado do Pará, Amazônia do Brasil. O objetivo do estudo é verificar o uso de fontes de dados abertos para analisar dados sobre desmatamento no estado do Pará, e observar fatores que explicam a intensificação dos índices. A pesquisa usou como fontes dados provenientes de sistemas de monitoramento por satélite, como o Projeto de monitoramento do desmatamento na Amazônia Legal (PRODES) e o Projeto MapBiomas Alerta, para o período 2020–2023. Os resultados evidenciaram uma tendência de aumento no desmatamento no período da amostra, sendo causado principalmente por meio de más práticas de intervenção humana na região, bem como atividades econômicas irresponsáveis. Os impactos ambientais relacionados a essas práticas incluem o agravamento do efeito estufa, a erosão do solo e a perda da biodiversidade. Adicionalmente, o estudo enfatiza a importância das tecnologias de monitoramento em tempo real, que permitem maior precisão na detecção de áreas desmatadas e contribuem para a transparência e acessibilidade de informações, fundamentais para a formulação de políticas públicas eficazes na preservação da Amazônia. Esses dados evidenciam a urgência de medidas de controle e a implementação de estratégias sustentáveis que visem a preservação dos recursos naturais e a mitigação dos impactos ambientais na Região Amazônica.


Palavras-chave

Amazônia; Dados abertos; Desmatamento; MapBiomas; PRODES


Texto completo:

PDF

Referências


ALENCAR, A.; NEPSTAD, N.; MCGRATH, D.; MOUTINHO, P.; PACHECO, P.; DIAZ, M. D. C. V.; SOARES FILHO, B. S. Desmatamento na Amazônia: indo além da emergência crônica. Manaus: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/253238220.

BECKMAM, W. F.; BRAGA, G. S; PEREIRA, H. L. G. Análise de dados de área de desmatamento no estado do Pará entre os anos de 2020 a 2023, DataRead, 2023. Disponível em: https://dadosabertos.info/journals/dataread/paper.php?lang=pt_BR&id=40.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inpe/pt-br. Acesso em: 20 nov. 2023.

CAMPEROS-REYES, J. T.; SANT’ANA, R. C. G.; SANTARÉM SEGUNDO, J. E. Estudo comparativo de datasets governamentais do Brasil e da Colômbia, com dados de agricultura e desenvolvimento rural. Anais de Documentação, v. 21, n. 2, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.6018/analesdoc.21.2.302381.

DETER. Disponível em: http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/. Acesso em: 21 nov. 2023.

OPEN GOVERNMENT DATA. The annotated eight principles of open government data. 2024. Disponível em: https://opengovdata.org/. Acesso em: 16 jul. 2024.

PRODES. 2023. Disponível em: http://www.obt.inpe.br/OBT/assuntos/programas/amazonia/prodes. Acesso em: 21 nov. 2023.

PROJETO MAPBIOMAS ALERTA. Sistema de Validação e Refinamento de Alertas de Desmatamento com Imagens de Alta Resolução. 2023. Disponível em: https://alerta.mapbiomas.org/. Acesso em: 20 nov. 2023.

VELLO, Bruno Grisotto; RODA, Tamiris Oliveira; QUEIROZ, Thaís Carvallet. Dados abertos e meio ambiente: uma avaliação dos planos de dados abertos dos órgãos federais ambientais do Brasil. Relatório de pesquisa. 2023, p. 2-4. Disponível em: https://observatorioflorestal.org.br/wp-content/uploads/2024/05/relatorio_de_pesquisa_dados_abertos.pdf. Acesso em: 30 set. 2024.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/reumam.v9i2.17731

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN online 2595-9239