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Padrões discursivos em rodas de conversa como estratégia de ensino

Rosianne Pereira Silva, Tássia Alexandre Teixeira Bertoldo, Edson José Wartha

Resumo

Neste estudo, analisamos os padrões discursivos em aulas de ciências no Ensino Fundamental usando como estratégia de ensino a Roda de Conversa, na abordagem do tema “Evolução”, tendo como eixo orientador os aspectos sociais, tecnológicos e científicos da Vida de Darwin, que permitem estabelecer estratégias focadas no diálogo, no questionamento e na argumentação. Orientados pelos estudos etnográficos, acompanhamos o desenvolvimento de três Rodas de Conversa, ao longo de três semanas, com duas turmas de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Exploramos interações discursivas nesse evento, caracterizando as práticas discursivas, os movimentos e práticas epistêmicas que ocorriam no decorrer das Rodas de Conversa. Os resultados indicaram o modo pelo qual os processos de aprendizagem se constituíram mediante articulações entre tais movimentos, bem como as relações entre eles. Verificamos que nos episódios em que há predominância de abordagem comunicativa dialógica, as práticas epistêmicas que se destacam estão na instância da comunicação e avaliação do conhecimento, e os movimentos epistêmicos desenvolvidos pela professora são de reelaboração, instrução e compreensão. Por outro lado, quando buscamos as relações entre os movimentos e as práticas epistêmicas, verificamos que estas últimas, desenvolvidas pelos estudantes, têm forte relação com as ações da professora.


Palavras-chave

roda de conversa; padrões discursivos; movimentos e práticas epistêmicas


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.10693

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