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Livros didáticos de Ciências da Natureza e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14

Cristiane Ramon Sampaio

Resumo

A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, em 2015, a Agenda 2030, estruturada com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem alcançados até o ano de 2030. Dentre eles, o ODS 14 aborda ações de conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos. No contexto da educação formal, os conteúdos programáticos associados ao ODS 14 estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e implementados no Plano Nacional de Educação (PNE). Com base na BNCC e no PNE, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) disponibiliza materiais didáticos, incluindo livros, para estudantes e professores das escolas públicas. No entanto, no que se refere a conteúdos sobre Educação Ambiental Marinha (EAM), temática transversal ao ODS 14, há lacunas de conhecimento relacionadas à frequência e à qualidade do conteúdo disponibilizado nos livros didáticos. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo avaliar qualitativamente e quantitativamente os temas associados à EAM, integrados ao ODS 14, em uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental II (EFII). Inicialmente, foi realizada uma pesquisa quantitativa para determinar a frequência dos temas associados à EAM/ODS 14, utilizando a coleção de livros didáticos aprovada pelo PNLD 2020. Em seguida, foi realizada uma avaliação qualitativa dos textos, das atividades propostas e das formas avaliativas presentes na coleção. Os resultados mostraram que, ao finalizar a análise quantitativa da coleção, observou-se a restrita ocorrência de abordagens associadas à EAM/ODS 14. Apenas o livro didático do 7º ano do EFII apresentou, em um único capítulo intitulado “Ecossistemas aquáticos”, conceitos básicos, problemas ambientais e ações de educação ambiental. Além disso, não foram apresentadas políticas ambientais no material. Considerando a importância do PNLD, essa falha é grave, pois a diminuta presença de temas relacionados à EAM compromete substancialmente as ações formativas associadas ao ODS 14.


Palavras-chave

educação ambiental marinha; ensino; livro didático; sustentabilidade


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.16133

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