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Alfabetização científica a partir das concepções prévias de alunos de terceiro e quartos anos do ensino fundamental em relação à fósseis

Ruben Alexandre Boelter, Andréa Inês Goldschmidt

Resumo

Este artigo possui o objetivo de investigar as concepções prévias de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação à temática de fósseis tomando como base os indicadores de Alfabetização Científica. Para tanto, recorreu-se a um questionário, sendo analisadas seis questões relacionadas à Fóssil, via pesquisa de natureza qualitativa, com 60 alunos de duas turmas de anos iniciais, de escolas públicas no noroeste do estado do Rio Grande do Sul. A análise de dados se deu a partir da Análise de Conteúdo e as respostas apontaram que no primeiro eixo os indicadores que sobressaíram foi a seriação de informações, pois os alunos estabeleceram bases para a ação investigativa, como apresentação simples sobre fósseis; e a classificação de informações apareceu quando os alunos buscavam estabelecer características para as respostas. No segundo eixo, sobressaiu o raciocínio lógico, visto que compreende o modo como as ideias dos alunos são desenvolvidas e apresentadas. Estes dois eixos apontam compreensões básicas dos conhecimentos científicos e a estruturação do pensamento.


Palavras-chave

indicadores da alfabetização científica; paleontologia; ensino de ciências.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.16242

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