Exibir metadados

A percepção de mulheres estudantes em cursos de graduação das áreas STEM


 
Dublin Core Metadados para o PKP Metadados do documento
 
1. Título Título do documento A percepção de mulheres estudantes em cursos de graduação das áreas STEM
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Débora de Lima Velho Junges; Instituto Federal Catarinense; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Lucas Pereira da Rosa; Universidade Feevale; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Valéria Gislaine Grocinotti; Instituto Federal Catarinense; Brasil
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento
 
3. Assunto Palavras-chave(s) Mulheres na STEM; estudantes de graduação; ingresso; permanência.
 
4. Descrição Resumo

Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou analisar os fatores que influenciam no ingresso e na permanência de mulheres estudantes de graduação em cursos nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) no Instituto Federal Catarinense (IFC). A fundamentação teórica utilizada no estudo é vinculada às discussões pertinentes às relações de gênero e às mulheres estudantes em cursos de graduação nas áreas da STEM. No que se refere à metodologia, este se constituiu na aplicação de um questionário. Os principais resultados apontam que: a principal razão para escolha da graduação na área STEM se vincula à afinidade com o conteúdo do curso; nas áreas consideradas "masculinas", mulheres são constantemente subestimadas; questões vinculadas às relações de gênero se encontram presentes nos cursos de graduação, tanto no que refere ao ingresso, quanto a permanência das estudantes; e, as estudantes superaram preconceitos para se fazerem presentes em espaços historicamente dominados por homens.

 
5. Editora Editora, localização Universidade Federal do Pará
 
6. Contribuidor Patrocínio Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Instituto Federal Catarinense
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 2023-07-28
 
8. Tipo Situação & gênero Artigo Avaliado pelos Pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento PDF
 
10. Identificador Identificador de Recurso Uniforme (URI) https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13635
 
10. Identificador Digital Object Identifier (DOI) http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.13635
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V. N. ano Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 42 (2023)
 
12. Idioma Português=pt pt
 
13. Relacionamento Docs. Sups.
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.)
 
15. Direitos Direito autoral e permissões Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.