A percepção de mulheres estudantes em cursos de graduação das áreas STEM
Dublin Core | Metadados para o PKP | Metadados do documento | |
1. | Título | Título do documento | A percepção de mulheres estudantes em cursos de graduação das áreas STEM |
2. | Autor | Nome do autor, afiliação institucional, país | Débora de Lima Velho Junges; Instituto Federal Catarinense; Brasil |
2. | Autor | Nome do autor, afiliação institucional, país | Lucas Pereira da Rosa; Universidade Feevale; Brasil |
2. | Autor | Nome do autor, afiliação institucional, país | Valéria Gislaine Grocinotti; Instituto Federal Catarinense; Brasil |
3. | Assunto | Área(s) do Conhecimento | |
3. | Assunto | Palavras-chave(s) | Mulheres na STEM; estudantes de graduação; ingresso; permanência. |
4. | Descrição | Resumo | Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou analisar os fatores que influenciam no ingresso e na permanência de mulheres estudantes de graduação em cursos nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) no Instituto Federal Catarinense (IFC). A fundamentação teórica utilizada no estudo é vinculada às discussões pertinentes às relações de gênero e às mulheres estudantes em cursos de graduação nas áreas da STEM. No que se refere à metodologia, este se constituiu na aplicação de um questionário. Os principais resultados apontam que: a principal razão para escolha da graduação na área STEM se vincula à afinidade com o conteúdo do curso; nas áreas consideradas "masculinas", mulheres são constantemente subestimadas; questões vinculadas às relações de gênero se encontram presentes nos cursos de graduação, tanto no que refere ao ingresso, quanto a permanência das estudantes; e, as estudantes superaram preconceitos para se fazerem presentes em espaços historicamente dominados por homens. |
5. | Editora | Editora, localização | Universidade Federal do Pará |
6. | Contribuidor | Patrocínio | Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Instituto Federal Catarinense |
7. | Data | (YYYY-MM-DD) | 2023-07-28 |
8. | Tipo | Situação & gênero | Artigo Avaliado pelos Pares |
8. | Tipo | Tipo | |
9. | Formato | Formato do Documento | |
10. | Identificador | Identificador de Recurso Uniforme (URI) | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13635 |
10. | Identificador | Digital Object Identifier (DOI) | http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.13635 |
11. | Fonte | Título da Revista/conferência; V. N. ano | Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 42 (2023) |
12. | Idioma | Português=pt | pt |
13. | Relacionamento | Docs. Sups. | |
14. | Cobertura | Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.) | |
15. | Direitos | Direito autoral e permissões |
Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas![]() Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. |