Revista Humanitas

LEGITIMAÇÃO DE SABERES E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOB O PONTO DE VISTA DE UMA ACADÊMICA NEGRA MILITANTE A PARTIR DE UMA UNIVERSIDADE NA AMAZÔNIA

Mônica Conrado

Resumo

Nesse artigo, a proposta é abordar o ponto de vista da mulher negra intelectual militante acadêmica, a partir de um diálogo com produções do feminismo negro e decolonial acerca do racismo na Universidade como prática diária. E em que consiste o debate aqui instaurado? O desafio é desmobilizar as teias do racismo que estruturam a Universidade em sua lógica de funcionamento. A ênfase é a necessidade de se atualizar segundo as demandas de discentes e docentes, o que exige algo constante e sempre inovador: a reinvenção de sujeitas e sujeitos sobre si mesmos. Então, o que se visa é promover um pensamento crítico além dos ditames acadêmicos para enriquecer a Universidade de trabalho intelectual negro, indígena, cigano e de tantos outros mais, apostando na ruptura de hierarquizações epistemológicas que se fundamentam na epistemologia “ocidental” dominante.


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