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Foco e Escopo

Ver a Educação é uma revista do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA). Sua publicação recomeça em 2025, depois de treze anos de inatividade e uma trajetória fragmentada, que revela o anseio persistente, apesar das dificuldades, de participar com uma voz própria no debate socioeducacional nacional e internacional.

Neste novo início, escolhemos publicar em fluxo contínuo e exclusivamente em modalidade online, com o intuito de favorecer a partilha e o acesso ao conhecimento científico.

Coerentemente com isso, a Revista não requer nenhuma contribuição para publicar ou ler seus conteúdos; preserva os direitos dos/as autores/as sobre suas produções; e adota a licença Creative Attribution International CC-BY, que os/as autores/as aceitam implicitamente ao submeter uma proposta e que permite usar os artigos para qualquer objetivo legítimo – incluindo ler, baixar, copiar, divulgar, imprimir e criar ligações entre os textos – sem pedir permissão, desde que se cite a fonte.

A Revista compreende duas seções: uma seção a tema livre que recebe permanentemente contribuições inerentes a diversos assuntos; e uma seção temática que é organizada em torno de dossiês, cuja dinâmica de publicação é objeto de chamadas específicas.

Revista acolhe artigos e resenhas com máximo quatro autores/as, dos/as quais pelo menos um/a deve possuir a titulação mínima de mestre. Os artigos podem originar de pesquisas empíricas ou teóricas, bem como desenvolver reflexões críticas sobre experiências, práticas ou metodologias. As resenhas devem proporcionar uma análise aprofundada da obra apresentada. Artigos e resenhas devem ser inéditos e oferecer contribuições relevantes para o campo da educação ou áreas afins. As línguas de redação podem ser português, inglês ou espanhol.

Os/as autores/as devem respeitar obrigatória e integralmente a formatação e as normas expostas no template da revista. A submissão deve ser realizada exclusivamente por meio da plataforma disponível no site da revista.

As resenhas são avaliadas pela Equipe Editorial; enquanto os artigos, depois de superar a primeira avaliação interna, são avaliados por dois pareceristas externos ad hoc, com base em um procedimento duplo cego.

A Revista Ver a Educação adota as diretrizes sobre a política de ética e os procedimentos impróprios em publicações do Committee on Publication Ethics (COPE).

São bem-vindas propostas interdisciplinares, que coloquem ao centro a complexidade dos fenômenos humanos e sociais, desafiando barreiras disciplinares tradicionais. São encorajados estilos de escrita que valorizem as diferenças e a pluralidade da experiência humana; explicitem a dimensão ética e política das escolhas metodológicas; tematizem a parcialidade do ponto de vista do/a autor/a e suas implicações em relação ao tema estudado; reconheçam e potencializem a dimensão intersubjetiva da construção do saber, visibilizando os aportes de todos os sujeitos e as comunidades envolvidas. A Revista está aberta a textos de pesquisadores/as, educadores/as e ativistas, bem como a elaborações colaborativas que ponham em diálogo espaços de prática e investigação diversos.

A Revista Ver a Educação visa contribuir a preencher uma lacuna no que diz respeito aos periódicos científicos na área da educação das Universidades da região norte do Brasil. Nesse sentido, entende alimentar um profundo enraizamento no contexto amazônico e em suas necessidades socioeducativas específicas, a partir da valorização de pesquisas e ações desenvolvidas por professores/as, técnicos/as e alunos/as dos diversos campi da UFPA. Ao mesmo tempo, com base no pressuposto de que a educação é uma ferramenta essencial na transformação do mundo, quer participar, original e criticamente, em debates epistemológicos, teóricos e culturais internacionais sobre as grandes questões do nosso tempo.

Nesse sentido, para além de chamadas para artigos para compor dossiês coordenados por membros da Equipe Editorial, a Revista publica periodicamente chamadas para propostas de dossiês temáticos coerentes com os princípios aqui enunciados.

Convidamos as pessoas que queiram colaborar com a revista a ler cuidadosamente seu Foco e escopo.

 

 

 

 

 

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Os artigos devem ter no mínimo 40 mil e no máximo 60 mil caracteres com espaços, incluindo figuras, tabelas, gráficos e referências. Podem originar de pesquisas empíricas ou teóricas, bem como desenvolver reflexões críticas sobre experiências, práticas ou metodologias. Devem ser originais e oferecer contribuições relevantes para o campo da educação ou áreas afins. As línguas de redação podem ser português, inglês ou espanhol. 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

As resenhas devem ter no mínimo 7 mil e no máximo 15 mil caracteres com espaços, incluindo figuras, tabelas, gráficos e referências. Devem proporcionar uma análise aprofundada da obra apresentada. Devem ser originais e oferecer contribuições relevantes para o campo da educação ou áreas afins. As línguas de redação podem ser português, inglês ou espanhol.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiês

Os dossiês temáticos podem ser coordenados por membros da Equipe Editorial ou por organizadores externos. A dinâmica de publicação dos dossiês é objeto de chamadas específicas e é coerente com o Foco e escopo da Revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista acolhe artigos e resenhas, redigidos em português, inglês ou espanhol, com máximo quatro autores/as, dos/as quais pelo menos um/a deve possuir a titulação mínima de mestre. 

Os artigos que superam a primeira avaliação por parte da Equipe Editorial são avaliados por dois pareceristas externos ad hoc, com base em um procedimento duplo cego.

As resenhas são avaliadas exclusivamente pela Equipe Editorial. 

A avaliação se baseia nos seguintes critérios:

  • coerência com as finalidades editoriais da Revista enunciandas no seu Foco e escopo
  • adequação às Diretrizes para autores e ao template da Revista;
  • originalidade e respeito das normas éticas sobre plágio e auto-plágio;
  • relevância para o campo da educação ou áreas disciplinares e interdisciplinares afins; 
  • revisão ortográfica e gramatical do texto, incluindo os resumos em línguas estrangeiras. 

 

 

Periodicidade

A Revista publica em fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

A Revista adota a licença Creative Attribution International CC-BY, que permite usar os artigos para qualquer objetivo legítimo – incluindo ler, baixar, copiar, divulgar, imprimir e criar ligações entre os textos – sem pedir permissão, desde que se cite a fonte.

Indexadores

Base de dados onde a Revista Ver a Educação está indexada

Latindex - latindex es un sistema de Información sobre las revistas de investigación científica, técnico-profesionales y de divulgación científica y cultural que se editan en los países de América Latina, el Caribe, España y Portugal. Site: http://www.latindex.unam.mx/

 

Sumários – Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) é uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros. Resultado da retomada da série “Sumários Correntes Brasileiros”, pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP), antes desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT). site: http://www.sumarios.org/

 

Diadorim – O Diadorim é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto. Faz parte do conjunto de serviços de acesso aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. site: http://diadorim.ibict.br/

 

Template

As diretrizes para os/as autores/as são detalhadas no template da Revista e devem ser respeitadas rigorosamente. É importante não alterar em nenhum aspecto a configuração do template e apagar as instruções antes da submissão.

 

Ética

A Revista Ver a Educação adota as diretrizes sobre a política de ética e os procedimentos impróprios em publicações do Committee on Publication Ethics (COPE).

 

Custos de publicação

A Revista Ver a Educação não requer nenhuma contribuição para publicar ou ler seus conteúdos.

 

Licença

A Revista Ver a Educação adota a licença Creative Attribution International CC-BY que permite usar os artigos para qualquer objetivo legítimo – incluindo ler, baixar, copiar, divulgar, imprimir e criar ligações entre os textos – sem pedir permissão, desde que se cite a fonte.