CIRCUITO DE LEITURA: FORMANDO LEITORES PARA O FUTURO

Bruno Henrique OLIVEIRA, Crislene SILVA, Christiane FERREIRA

Resumo


O projeto circuito de leitura realizado na escola Consuelo coelho Sousa situada no 40 horas em Ananindeua-PA relata a experiência dos bolsistas do Programa PET/ Conexões de Saberes Diálogo Entre a Universidade e as Comunidades Populares, oriundos de escolas públicas e residentes de comunidades populares. Que tem por objetivo incentivar o prazer pela leitura de alunos do 6º 7º e 8º ano, do ensino fundamental, como forma de atração pela leitura, escrita e de expressão da criatividade. Nesse sentido demos ênfase no ensino de leitura que proporcionou o desenvolvimento de um trabalho com várias vertentes distintas relacionando suas múltiplas linguagens dentro da concepção da língua em que o ato de ler dar-se entre autor, leitor, texto e contexto, e a partir disso originando-se um leitor ativo que recebe, transforma e age sobre a leitura a língua e a vida.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 5. Ed. São Paulo: HUCITEC, 1990.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 3. Ed. São Paulo: Contexto, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cs.v1i1.3905

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line