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COMPORTAMENTOS PROFISSIONAIS DO PSICÓLOGO EM UM SISTEMA DE CONTINGÊNCIAS PARA A SUA APRENDIZAGEM

Sílvio Paulo Botomé

Resumo

O ensino de graduação em Psicologia, condição fundamental para a construção da profissão de psicólogo no País, constitui uma etapa importante do exercício do trabalho que constitui esse campo de atuação. Tal ensino depende da identificação, formulação e sistematização dos comportamentos que constituem a profissão e sua aprendizagem. Assim como necessita de definições básicas - ou até mínimas - de condições ou contingências importantes para a consecução da aprendizagem desses comportamentos no âmbito dos cursos de graduação. Este trabalho descreve um projeto cujo objetivo é o de realizar uma delimitação dos comportamentos que compõem a formação profissional do psicólogo e de estratégias básicas de seu ensino no âmbito de graduação, a partir dos diferentes tipos de conhecimento já existentes a respeito dos fenômenos psicológicos e da atuação profissional nesse campo. Para isso, é necessário sistematizar esse conhecimento, hierarquizá-lo e dele derivar os comportamentos que constituem ou podem constituir o exercício da profissão, o que constitui uma condição importante para avaliação e teste da eficácia (ou validade) desses comportamentos e das estratégias para o ensino de Psicologia no âmbito dos cursos de graduação. A efetividade das diretrizes curriculares no ensino da Psicologia depende dessa identificação e delimitação de forma a viabilizar mais condições para a implantação e avaliação do que preconizam para o ensino de graduação.

Palavras-chave: Ensino de Psicologia, objetivo de ensino, comportamento profissional, competência profissional, psicólogo.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v2i2.811

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica