Notícia: Publicação do Volume 20, Número 1 e Suplemento Especial: Artigos Didáticos (2024)
Agradecemos as contribuições que vieram de pesquisadores de todas as cinco regiões do país e, também, de pesquisadores internacionais.
Ser um veículo de publicação representativo da ampla disseminação da Análise do Comportamento em nosso país (e no mundo) é motivo de grande orgulho para todos da equipe editorial!
Notícia: Publicação do Número 2 do Volume 19 (2023)
Temos a satisfação de anunciar a publicação do segundo número do Volume 19 (2023) da Revista Brasileira de Análise do Comportamento. Este número inclui dez publicações, sendo três estudos empíricos, quatro estudos teóricos/conceituais e três de revisão de literatura.
Esse número também inclui uma seção especial em homenagem aos 90 anos, comemorados em setembro deste ano, do Professor Isaías Pessotti, um dos pioneiros da Análise do Comportamento no Brasil!
A ReBAC agradece a confiança da comunidade de analistas do comportamento e a convida a submeter suas produções científicas para publicação na REBAC de forma a, cada vez mais, fortalecer esta revista.
Notícia: Publicação do Número 1 do Volume 19 (2023)
Temos a satisfação de anunciar a publicação do primeiro número do Volume 19 (2023) da Revista Brasileira de Análise do Comportamento. Este número inclui nove publicações, sendo três estudos empíricos, dois estudos teóricos e três traduções de artigos clássicos, duas delas acompanhadas de comentário.
A ReBAC agradece a confiança da comunidade de analistas do comportamento e a convida a submeter suas produções científicas para publicação na REBAC de forma a, cada vez mais, fortalecer esta revista.
CHAMADA DE ARTIGOS PARA A SEÇÃO ESPECIAL – ARTIGOS DIDÁTICOS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
A literatura de uma disciplina científica é parte essencial do ambiente social que permite a formação de novos profissionais. Segundo Michael (1980), a força de uma disciplina científica está relacionada à facilidade com que seu conhecimento relevante pode ser disseminado a novos membros. Os textos didáticos possuem papel crucial nessa disseminação do conhecimento científico.
Apesar da relevância de textos didáticos para a formação de novos cientistas, são escassos os periódicos que publicam textos do tipo. Os livros didáticos, por sua vez, são pouco valorizados pelas agências avaliadoras e, muitas vezes, são de difícil acesso para estudantes de graduação. É provável que esse cenário desfavoreça a elaboração de textos introdutórios, dificulte o acesso a esse tipo de textos por seus potenciais leitores e, consequentemente,
prejudique a disseminação do conhecimento científico.
Com o propósito de estimular a produção de materiais didáticos em Análise do Comportamento e, com isso, favorecer a formação, de qualidade, de novos analistas do comportamento, está aberta a chamada de artigos para a seção especial “Artigos didáticos em Análise do Comportamento” na Revista Brasileira de Análise do Comportamento (REBAC). Serão aceitos artigos, de natureza didática, em níveis variados de formação (graduação e pós-graduação), sobre temas diversos como, por exemplo, princípios filosóficos do behaviorismo radical, processos comportamentais básicos, análise aplicada do comportamento, questões metodológicas da Análise do Comportamento, dentre outros.
Além da avaliação por pares convencional do periódico, que visa avaliar a relevância e a qualidade do material, os manuscritos serão examinados por um estudante de pós-graduação ou de graduação, a depender do público-alvo do manuscrito. Tais estudantes atuarão como consultores de didática e, além de avaliar a clareza do texto, indicarão suas possíveis dificuldades de compreensão, do ponto de vista de um analista do comportamento em formação. Para facilitar a aprendizagem dos temas, incentivamos a construção de roteiros de leituras e/ou questões de compreensão para acompanharem os textos didáticos e indicação de leitura complementar. Caso figuras de terceiros sejam utilizadas, enfatizamos a importância de se atentar para as políticas de direitos autorais.
Os manuscritos deverão seguir as diretrizes para autores da REBAC
(https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/rebac/about/submissions#authorGuidelines) e ser
enviados por e-mail para a equipe editorial da seção especial (artigosdidaticosac@gmail.com)
até o dia 31 de março de 2023. No e-mail, pedimos que os autores informem o público-alvo do
texto (graduação ou pós-graduação) para que o texto possa ser avaliado de acordo com nível de
formação especificado.
Editores convidados da seção especial,
Amilcar Rodrigues Fonseca Júnior
Marcos Spector Azoubel
Natália Santos Marques
Número especial da REBAC: Homenagem ao Prof. João Claudio Todorov
É com grande satisfação que a REBAC apresenta seu primeiro número de 2022, totalmente dedicado ao Prof. João Claudio Todorov.
O volume foi organizado com 6 artigos sobre as temáticas de pesquisa, seguidos por 16 depoimentos que tratam dos mais diversos aspectos das múltiplas facetas de atuação de João Claudio, em diferentes esferas da vida profissional.
Publicação do Número 2 do Volume 17 (2021)
Publicação do Número 2 do Volume 16 (2020)
A REBAC anuncia a publicação do Número 2 do Volume 16 (2020). Assim como o número anterior, ele inclui uma seção de artigos regulares e uma seção especial sobre Análise do Comportamento no enfrentamento à Covid-19, que está sendo completada por fluxo contínuo com artigos que ainda estão em fase final de tramitação. Esse Número 2 de 2020, como já divulgado, é o último com a seção especial Covid-19. A partir desta data, novas submissões de artigos relacionados a essa temática passarão pelo processo de tramitação padrão e, quando aprovados, serão publicados nas seções regulares da revista. A REBAC agradece a confiança e o apoio da comunidade de Análise do Comportamento.
Submissões devem seguir as instruções descritas abaixo.
SUBMISSÕES PARA REBAC APENAS POR E-MAIL
Submissões devem ser feitas exclusivamente por e-mail para o Editor, no seguinte endereço: revistarebac@gmail.com
Confira nossas diretrizes para submissão:
http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/rebac/about/submissions#authorGuidelines