Turismo rural e pedagógico: ferramentas de construção de conhecimento científico e renda rural
Resumo
Com este trabalho pretendemos desenvolver atividades turísticopedagógicas com educandos de ensino fundamental 1 na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Desta fora visamos motivar educandos e educadores em um processo de ensino e aprendizagem que gere conhecimento para o educando, valorização pessoal e da cultura local. Assim, o presente trabalho trata de um relato de experiência de uma atividade de um city tour panorâmico, em ônibus, com paradas específicas em atrativos histórico-culturais e histórico-naturais, com objetivo de incentivar a valorização da cultura e natureza local. Dividimos os alunos, de 3º e 4º anos de uma escola privada do município em dois grupos: 1) Grupo de quarto ano - inserido em um roteiro intermunicipal, de 10 h, na Região Turística da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul, região com predomínio de plantação de grãos (soja e arroz), além de agricultura familiar de subsistência. Este grupo visitou cinco cidades da com parada em 11 atrativos referentes à cultura italiana e história dos colonizadores italianos. 2) dia 2 – Grupo de terceiro ano – inserido em um city tour panorâmico de 9 h na cidade de Santa Maria, englobando um total de 20 atrativos. Com este trabalho, aqui relatado, pode-se podemos inserir alunos em atividades e espaços diferenciadosde suas realidades cotidianas. Ao se desenvolver atividades educacionais multidisciplinares em espaços não formais de ensino, como atividades de turismo rural-pedagógico, desenvolve-se o conhecimento científico, conscientização sócio-ambeintal, passando à uma valorização humanística e ambiental e geração de renda sustentável para os produtores rurais
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/con.icsa.v8i2.12787
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