A EXPERIÊNCIA DA COOPERATIVA DE PRODUTORES FAMILIARES RURAIS DE PACAJÁ COM O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PNAE
Resumo
O Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) trouxe oportunidades significativas de acesso a mercados para cooperativas de agricultura familiar no Brasil. O artigo tem como objetivo entender de que forma o PNAE contribui na gestão produtiva das famílias e na segurança alimentar. O estudo utilizou as seguintes metodologias: a) Pesquisa bibliográfica: através da análise de livros, artigos, relatórios: b) Pesquisa documental de materiais impressos e documentos relacionados às experiências da COOPROPAC; e c) Realização de entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos no processo de venda e compra dos produtos mediante a chamada pública. O novo modelo de O PNAE reforçou algumas estratégias de diversificação da produção e estimulou os agricultores a plantar e diversificar mais a produção. Diante da nova dinâmica da cooperativa, a assistência técnica precisa apoiar na organização da produção, na comercialização, na melhoria da qualidade dos produtos e principalmente, trabalhar a formação dos cooperados e gestores. A diversidade produtiva influenciou na alimentação das próprias famílias no campo e clientes da feira que passaram a incluir frutas e hortaliças nas refeições diárias.
Palavras-chave: agricultura familiar, produção, mercados, diversificação, comercialização.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo. Amazônia à mesa: receitas com produtos da sociobiodiversidade para a alimentação escolar. Brasília-DF: MAPA/SAF, 2019. 120p.
FLORENTINO, G.D; MARTORANO, L.G.; MIRANDA, I.P.A.; MORAES, J.R.S.C.; BELDINI, T.P. Dynamics of Space and Time of the Production Chain of the Ceramic Industry Production Center of Iranduba, Amazonas, Brazil. MDPI. Sustainability, 2019.
WANDERLEY, M. de N. B. A Ruralidade no Brasil Moderno. Por um pacto social pelo desenvolvimento rural. In: Una nueva ruralidad en América Latina, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Buenos Aires, 2001.
UNICAFES. União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Estratégias de Acesso a Mercados para Agricultura Familiar. Brasília-DF: 2013. 34p.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/raf.v17i1%20e%202.12639
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.