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Jovens rurais estudantes da Escola Estadual Jaraguá, Água Boa (MT): projetos de vida, dilemas e sucessão familiar

Ana Heloisa Maia, Maria Conceição Soares da Luz, Flaviana Cavalcanti da Silva, Manoel Euzébio de Souza, Ana Paula Pinheiro Zaratim, Theylor Oliveira Silva, Bianca Ferraz Rebelatto, Victória Santos Souza

Resumo

Este trabalho buscou aprofundar as questões relacionadas aos projetos de vida dos jovens rurais, estudantes do Curso Técnico em Agroecologia da Escola Estadual Jaraguá, município de Água Boa (MT), sob a perspectiva de sucessão familiar. Isso envolve os aspectos na sua formação e objetiva verificar quais são seus projetos de vida e sua relação com a sucessão familiar. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários a 14 estudantes do curso técnico em Agroecologia. Concluímos na pesquisa que a maioria dos jovens são do município de Água Boa. São predominantemente do sexo masculino, menores de 18 anos. Desejam a continuidade da formação profissional em curso superior na área Agropecuária (Agronomia e Veterinária) e o retorno a propriedade após essa formação. A escola dentro do assentamento tem um significado importante no processo de sucessão familiar, para sua permanência no meio rural e na atividade agropecuária. Ao possibilitar que esses jovens estudem na área rural e adquiram conhecimentos que serão aplicados no exercício profissional e, posteriormente, ao assumirem o estabelecimento familiar.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/raf.v12i2.5549

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