Logo do cabeçalho da página Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento

PAC 2 Equipamentos: características dos municípios selecionados

Marcelo Driemeyer Wilbert, Ilana Rolim Santos, André Luiz Marques Serrano

Resumo

De 2011 a 2014, o PAC 2 Equipamentos para Estradas Vicinais contemplou 5.072 municípios com equipamentos para a melhoria das estradas vicinais, no valor agregado de R$ 5 bilhões. Como os municípios selecionados foram aqueles com menos de 50 mil habitantes, o objetivo deste estudo foi o de avaliar se este critério implicou na participação de municípios com vocação para a agricultura familiar. Analisamos renda, população, área e quantidade de estabelecimentos de agricultura familiar e grau de dependência em relação às transferências intergovernamentais. Os resultados mostram que municípios com menos de 50 mil habitantes possuem menor renda per capita, maior dependência das transferências e uma maior participação na agricultura familiar.


Texto completo:

PDF

Referências


BRAGA, Adriana Reatto dos Santos; SPERA, Silvio Túli; CORREIA, João Roberto. Potencialidade Agrícola na Região de Influência do Corredor de Transporte Multimodal Centro-Norte. Revista de Politica Agrícola, ano Vl, N.1, Jan/Fev/Mar. 1997.

BRIGATTE, Henrique; TEIXEIRA, Erly C. Determinantes do produto e da produtividade total dos fatores da agropecuária brasileira. Revista de Política Agrícola, ano XIX, N. 2, Abr./Maio/Jun. 2010.

BRUNI, Adriano Leal. Estatística Aplicada à Gestão Empresarial. 2ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010, 382p.

CAIXETA FILHO, José Vicente. Logística para a agricultura brasileira. Revista Brasileira de Comércio Exterior, N.103, abr./jun. 2010.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE (DNIT).

Conheça a malha rodoviária federal. Brasília, DNIT, 2014. Disponível em: . Acesso em: abr. 2016.

FABIANO, M. L. A. A importância do investimento e do planejamento em infraestrutura de transportes. Revista de Economia Mackenzie, São Paulo, v. 11, n. 3, set/dez. 2013.

GAZZOLA, Rosaura; PEREIRA,Vanessa da Fonseca; SOUZA, Geraldo da Silva e; GUIDUCCI, Rosana do Carmo Nascimento. Riscos agropecuários - Eventos com alta perda econômica. Revista de Política Agrícola, ano XXV, N.2, Abr./Maio/Jun. 2016.

GUILHOTO, J. J. M. et al. A importância da agricultura familiar no Brasil e em seus estados. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS REGIONAIS E URBANOS, 5,. 2007. Anais eletrônicos... 2007.

HUERTAS, D. M. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como alicerce do Estado nacional nas políticas de transporte. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 14., 2011. Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro, 2011. p. 3-17.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍTICA (IBGE). Censo Agropecuário. Brasil. 2006. Disponível em: . Acesso em: mar. 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍTICA (IBGE). Censo Demográfico. Brasil. 2010. Disponível em: . Acesso em: mar. 2016.

MATTEI, Lauro. O Papel e a Importância da Agricultura Familiar no Desenvolvimento Rural Brasileiro Contemporâneo. Rev. Econ. NE, Fortaleza, v. 45, p. 71-79, 2014.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. O Produto Interno Bruto da agropecuária deve ser de R$ 1,1 trilhão: produção de grãos e de carnes foram as maiores obtidas até hoje no Brasil. 2014. Disponível em: . Acesso em: jun. 2016.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (MDA). Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2. Disponível em: . Acesso em: abr. 2016.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO (MPOG). 10ª Balanço Completo do PAC 2. Brasil. 2014. Disponível em: . Acesso em: mai. 2016.

OLIVEIRA, F. S. S. Atuação estatal como motor do desenvolvimento regional: um estudo de caso sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no estado do Rio Grande do Norte. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA/UFRN. 20., 2015. Rio Grande do Norte: UFRN. Anais eletrônicos... Rio Grande do Norte, 2015.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA (FAO). Colocar os agricultores familiares em primeiro para erradicar a fome: o relatório SOFA apela para que os 500 milhões de agricultores familiares de todo o mundo sejam agentes da mudança. Disponível em: . Acesso em: mai. 2016.

REPÓRTER BRASIL. A agricultura familiar e o debate do novo código florestal: o modelo do desenvolvimento do campo em pauta. Repórter Brasil: Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis. São Paulo, 2010. Disponível em: . Acesso em: abr. 2016.

SILVEIRA, M. R. Infraestrutura e logística de transportes no processo de integração econômica territorial. Mercartor: UFC, Fortaleza, v.12, n. especial (2), set. 2013.

TESOURO NACIONAL. Finanças do Brasil (Finbra). Brasil. 2010. Disponível em: . Acesso em: mar. 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/raf.v12i2.5761

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.