Logo do cabeçalho da página Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento

Relações de trabalho e exploração capitalista na Amazônia

Danielson Corrêa Leite

Resumo

Este artigo visa compreender como o avanço do capitalismo sobre economias não capitalistas afeta as relações de trabalho na Amazônia. Têm como ponto de partida o estudo de caso da comunidade ribeirinha Santo Ezequiel Moreno, localizada no interior do município de Portel/PA, nas décadas de 1970/80. A metodologia utilizou a abordagem qualitativa, englobou o método de Marx e expôs os procedimentos para a exposição do objeto. Desenvolvemos os conceitos que apreendemos na pesquisa de campo: gênero, parentesco e jornada de trabalho vinculado a determinadas relações de trabalho e de troca de mercadorias. Na síntese e discussão dos resultados pudemos constatar a convivência contraditória de relações de trabalho capitalistas e não capitalistas. As conclusões revelam que as relações de trabalho envolviam exploração da força de trabalho em formas atípicas ao capitalismo.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Terras tradicionalmente ocupadas: processos de territorialização e movimentos sociais. In: R. B. Estudos Urbanos e Regionais. v. 6, n. 1, Maio, 2004, pp. 9-32.

CARVALHO, Raimundo Sócrates de Castro; GOMES, Vera Lúcia Batista. Trabalho de extração do açaí e as condições de vida das famílias ribeirinhas: um estudo na ilha do Combu. IN: II JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, SÃO LUIZ/MARANHÃO, 2007, São Luís, Anais... São Luís/MA, 2007.

CASTRO, Edna Ramos de. Tradição e modernidade: a propósito de processos de trabalho na Amazônia. In: Novos Cadernos NAEA. v. 2, n. 1. dezembro 1999, pp. 31-50.

FIALHO NASCIMENTO, Nádia do Socorro. Amazônia e desenvolvimento capitalista: elementos para uma compreensão da “questão social” na região. 2006. Tese de Doutorado – Centro de Filosofia e Ciências, UFRJ, Rio de Janeiro, 2006.

FIALHO NASCIMENTO, Nádia do Socorro; SÁ, Maria Elvira Rocha de. Acumulação de capital e cidades na Amazônia: produção de riqueza e negação de direitos sociais. In: O avesso dos direitos: Amazônia e Nordeste em questão. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012, p. 201-224.

HARVEY, David. O novo imperialismo. 8. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

LUKÁCS, Gyorgy. Ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo, 2013.

LUXEMBURGO, Rosa. A acumulação de capital: estudo sobre a interpretação econômica do imperialismo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970.

LUXEMBURGO, Rosa. A acumulação de capital: contribuição ao estudo do imperialismo. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

MARQUES, Gilberto de Souza. Estado e desenvolvimento na Amazônia: inclusão amazônica na reprodução capitalista brasileira. 2007. Tese de Doutorado – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, UFRRJ, Rio de Janeiro, 2007.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política – o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

MOTA, Dalva Maria da et al. O extrativismo da mangaba é “trabalho de mulher”? Duas situações empíricas no Nordeste e Norte do Brasil. In: Novos Cadernos NAEA. v. 11, n. 2, p. 155-168, 2008.

PAULINO, Eliane Tomiase. Sujeição da renda camponesa da terra no contexto da monopolização do território pelo capital. In: Revista eletrônica da Associação de Geógrafos Brasileiros. Seção Três Lagoas. v.1, n. 1, ano 1, 2004.

PEDRÃO, F. O extrativismo e a periferia da produção: referências à experiência da Bahia desde o fim da escravidão. In: História Econômica e História de Empresas, v.2, 2001, p. 35-64.

POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens da nossa época. Rio de Janeiro, Campos, 2000.

SCOPINHO, Rosemeire Aparecida et al. Memória, cotidiano e trabalho: notas sobre modos de vida e subjetividades na Serra do Açor, Portugal. Novos Cadernos NAEA, v. 18 n. 2, p. 135-148, jun-set, 2015.

WAGLEY, Charles. Uma comunidade amazônica: estudo do homem nos trópicos. São Paulo: Editora Itatiaia LTDA, 1985.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/raf.v13i1.6321

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.