Capacitação continuada como estratégia para formação de avicultores agroecológicos em assentamentos rurais
Resumo
A criação de aves é uma das estratégias produtivas de maior expressão na agricultura familiar. Os sistemas caipiras são predominantes e possuem elementos característicos para promoção da transição agroecológica da produção. Neste sentido, o presente artigo têm por objetivo apresentar as atividades de pesquisa-ação voltadas à formação continuada de agricultores familiares na produção de aves em sistemas agroecológicos. As ações ocorreram no projeto de assentamento Monte Alegre, mais especificamente com cooperados da cooperativa dos produtores agrícolas de Motuca e região – COOPAM, Araraquara/SP. A metodologia composta por técnicas e ferramentas do diagnóstico rural participativo – DRP, priorizou a construção coletiva do conhecimento através de reuniões com a comunidade, dias de campo e cursos de capacitação. As atividades de formação focaram quatro vertentes principais: 1) genética e meio ambiente; 2) infraestruturas baseadas nas tecnologias sociais; 3) manejo sanitário e 4) alimentação alternativa. Neste sentido, a proposta de capacitação continuada, através da diversificação das metodologias de intervenção e o acompanhamento contínuo da transição, permitiram a formação de agentes multiplicadores, que promoveram transformações dos manejos cotidianos em suas unidades produtivas, expressas na utilização de alimentos alternativos, divisão da pastagem em piquetes, reestruturação das instalações, melhorias na higiene de ninhos e equipamentos, como bebedouros e comedouros, dentre outros, traduzindo-se no incremento da sustentabilidade da atividade e na produção de um alimento de melhor qualidade.
Texto completo:
PDFReferências
FERRANTE, V. L. S. B.; DUVAL, H. C.; GEMERO, C. G. Sistemas produtivos e políticas públicas em assentamentos rurais do estado de São Paulo: similitudes e diferenças entre duas regiões. Revista Agrária, São Paulo, v. 1, p. 23-54, 2011.
GASTAL, M. L. A representação social do desenvolvimento rural sustentável construída por assentados: o caso do Projeto Unaí. 232 f. 2008. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) Universidade de Brasília – UNB. 2008.
KUMMER, L. Metodologia Participativa no meio rural: uma visão interdisciplinar. Conceitos, ferramentas e vivências. Salvador: GTZ, 2007. 155p.
MENEZES, N.A. Avicultura agroecológica no planalto sul catarinense. Revista Agriculturas, v.2, n.4. Rio de Janeiro: AS-PTA, p.24-27, dez/2005.
SALLES, M. N. G. Criação de galinhas em sistemas agroecológicos. Vitória: Incaper, 2005. 284 p.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Rev. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
VERDEJO, Miguel Expósito. Diagnóstico Rural Participativo: guia prático DRP. Brasília: SAF/MDA. 2010, 62 p.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/raf.v14i1.7828
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.