Logo do cabeçalho da página Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento

O desenvolvimento da agricultura familiar e sua inserção na cadeia produtiva do leite na região de Imperatriz: principais características e desafios socioeconômicos

Jonatha Farias Carneiro, Marcelo Sampaio Carneiro, Evaristo José de Lima Neto

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a organização da atividade pecuária realizada por agricultores familiares na região de Imperatriz, no estado do Maranhão, destacando o processo de estruturação da atividade, no âmbito da unidade familiar, e a relação que esses produtores vêm estabelecendo com outros agentes da cadeia produtiva do leite nessa região. O argumento está estruturado a partir de dois eixos metodológicos. Em um primeiro momento, faremos uma discussão geral das características relacionadas à atividade pecuária familiar, na região de Imperatriz para, em seguida, nos concentrarmos na análise específica do comportamento dos agricultores familiares do assentamento São Jorge, envolvidos na atividade pecuária. A partir desse levantamento de dados, foi possível identificar o papel desempenhado pela produção de leite e derivados na reprodução da agricultura familiar regional, bem como destacar a existência de um processo de diferenciação social entre esses agricultores, que envolve a oposição entre produtores em processo de especialização, na atividade pecuária, e produtores que combinam policultivo com a criação bovina.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Jorge. Luta camponesa no Maranhão: entrevista com Manoel da Conceição. In : SANTOS, Manoel da Conceição. Chão de minha utopia. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2010.

ASSELIN, Victor. Grilagem. Corrupção e violência em terras do Carajás. Petrópolis: Vozes, 1982.

BOURDIEU, Pierre. Raisons pratiques. Sur la théorie de l’action. Paris: Editions du Seuil, 1994.

CAMAROTTO, Murillo. Produção de leite deslancha no Nordeste. Valor Econômico, São Paulo, 29 set. 2011, p. B-14.

BEZERRA, Andréia Santana et al. Comportamento da produção e dos preços de leite bovino no estado do Maranhão. Nucleus Animalium, v. 9, n. 1, p. 97-108, 2017.

CARNEIRO, Marcelo Sampaio. Convenções de qualidade e a inserção da agricultura familiar na cadeia produtiva do leite na região de Imperatriz/MA. Sinais Sociais, v. 10, p. 129-149, 2015.

______. O Programa Grande Carajás e a dinâmica política na área de influência da Estrada de Ferro Carajás. In: CASTRO, Edna Maria Ramos et al. (Org.). Industrialização e Grandes Projetos: desorganização e reorganização do espaço. Belém: Ed. da UFPA, 1994, p. 112-138.

CARNEIRO, Maria José. Camponeses, agricultores e pluriatividade. Rio de Janeiro: Contracapa Livraria, 1998.

CARNEIRO, Jonatha Farias. A inserção do campesinato na produção de leite na MRH de Imperatriz/MA: autonomia ou subordinação à indústria de laticínios. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão, São Luís-MA, 2016.

CHAYANOV, Alexander. L’organisation de l’économie paysanne. Paris: Librairie du Regard, 1990.

COUTO, Xoán Carlos Sandez. A adoção de práticas agroecológicas por camponeses: estudo de caso no Oeste maranhense. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Rural) – Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

GARCIA JÚNIOR, Raul Afrânio. O Sul, caminho do roçado: estratégias de reprodução camponesa e transformação social. São Pulo: Marco Zero; Brasília: Ed. da UnB, 1989.

GUANZIROLI, Carlos Enrique; DI SABATTO, Alberto; VIDAL, Maria de Fátima. A agricultura familiar no Nordeste: uma análise comparativa entre dois censos agropecuários. Fortaleza: BNB, 2011.

IBGE. Divisão regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Imediatas. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

IBGE/SIDRA. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

______. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003. Rio de Janeiro: IBGE, 2004.

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA (IICA). Plano de Consolidação dos Projetos de Assentamento São Jorge e Itaiguara – Relatório Final, v. I. Brasília: IICA, 2006.

LAMARCHE, Hugues (Org.) A agricultura familiar: I – Uma realidade multiforme. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1993.

LIMA NETO, José Evaristo. A implantação de normas sanitárias e a disputa entre diferentes convenções de qualidade no mercado de leite na Microrregião de Imperatriz/MA. 2017. 547 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA, 2017.

LIMA NETO, Evaristo José.; CARNEIRO, Marcelo Sampaio. Dois mundos em disputa: a regulamentação sanitária oficial e as interações entre a convenção doméstica e a convenção industrial na cadeia produtiva do leite no Maranhão. Política & Sociedade (UFSC), v. 18, n. 43, p. 162-191, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2019v18n43p162. Acesso em: 12 out. 2019.

NARDY, Vinicius Pimenta Delgado; CARVALHO, Glauco Rodrigues ; ROCHA, Denis Teixeira. Mercado de leite fluido e queijos no Brasil: uma análise de 2005 a 2016. XXIII WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTPIFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, Juiz de Fora, 2019. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1107017. Acesso em: 12 out. 2019.

SORIO, André. Cadeia agroindustrial do leite no Brasil: diagnóstico dos fatores limitantes à competitividade. Brasília: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, 2018. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/ MULTIMEDIA/FIELD/Brasilia/pdf/brz_sc_cadeia_produtiva_leite_MICS_por_2018.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

SILVA, Antonio Jorge Souza. Agroindústria do leite na microrregião de Imperatriz – MA: análise dos direcionadores de competitividade. 2012. 90 f. Dissertação (Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) – Fundação Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2012.

SILVA, Zinaldo Firmino et al. Características do sistema de produção de leite da Microrregião de Imperatriz, no estado do Maranhão. Revista de Ciências Agrárias, v. 55, n. 2, p. 92-97, 2012.

SILVA, Zinaldo Firmino. Fatores limitantes da atividade leiteira na Microrregião maranhense de Imperatriz na percepção dos produtores. Revista de Ciências Agrárias, v. 56, n. 2, p. 99-105, 2013.

SOUZA, Raquel Pereira; BUAINAIN, Antônio Márcio. A competitividade da produção de leite da agricultura familiar: os limites da exclusão. Estudos Sociedade e Agricultura, v.21, n.2, p.308-331, 2013.

VAN DER PLOEG, Jan Douwe. Agricultorese a arte da agricultura: um manifesto chayanoviano. Porto Alegre/São Paulo: Ed. da UFRGS / Ed. da UNESP, 2016.

VEIGA, Jonas Bastos et al. Três décadas da vida dos colonos em Uruará/PA, na Rodovia Transamazônica, Brasil. In: WOOD, Charles H. ; TOURRAND, Jean François; TONI, Fabiano. Pecuária, uso da terra e desmatamento na Amazônia: um estudo comparativo do Brasil, do Equador e do Peru. Brasília: Ed. da UnB, 2015, p. 73-101.

VATIN, François. Le lait et la raison marchande: Essais de sociologie économique. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 1996.

WOORTMANN, Ellen F; WOORTMANN, Klaas. O trabalho da terra: a lógica e a simbólica da lavoura camponesa. Brasília: Ed. da UnB, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/raf.v14i1.7853

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.