Logo do cabeçalho da página Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento

PLOEG, J. D. van der. Camponeses e a arte da agricultura: um manifesto chayanoviano. Porto Alegre/São Paulo, Ed. UFRGS/UNESP, 2016. 196p.

Evandro de Oliveira Lucas

Resumo

O presente trabalho se propõe a apreentar ideias contidade no Livro escrito por Jean Douwe van der Ploeg e lançado pelas editoras da UNESP e UFRGS em 2016. O autor do livro é Professor de Sociologia Rural na Wageningen University, na Holanda, e na Universidade Agrícola da China, em Pequim. Ele possui uma série de estudos sobre os camponeses, e neste livro ele apresenta experiências da agricultura camponesa e suas perspectivas para o futuro do campesinato com base nas principais obras de Aleksander Vasilievich Chayanov. Ploeg (2016) apresenta uma agricultura camponesa que certamente não é a mesma do século passado, mas que ainda persiste e sobrevive mesmo com as constantes adversidades que cercam sua atividade, além disso o autor apresenta formas de compreender os camponeses, sua importância para a alimentação mundial e um pouco dos processos de recampesinação que estão acontencendo mundo a fora. Esse livro ajuda a compreender melhor como podem ser entendidos os camponeses, além de fazer chegar ao Brasil uma leitura tão imprescindível sobre Chayanov, o qual Ploeg define no primeiro capítulo como um gênio.

 


Texto completo:

PDF

Referências


PLOEG, J. D. van der. Camponeses e a arte da agricultura: um manifesto chayanoviano. Porto Alegre/São Paulo, Ed. UFRGS/UNESP, 2016. 196p.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/raf.v13i1.7995

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.