Logo do cabeçalho da página Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento

Financiamento do extrativismo no PDRS do Xingu: onde cabe a sustentabilidade?

Sâmya Cristina Brazão Pereira, Carla Giovana Souza Rocha

Resumo

Ainda há desafios quanto à empregabilidade do termo sustentabilidade e suas avaliações, ao considerarmos a correlação entre as dimensões ambiental, social e econômica. Este trabalho buscou avaliar como estas dimensões foram empregadas na concepção de seis projetos com ações em Reservas Extrativistas no município de Altamira-PA, aprovados no âmbito do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu. Para avaliação tomou-se como base a metodologia do Marco de Avaliação de Sistemas de Manejo Incorporando Indicadores de Sustentabilidade (MESMIS), para construção e análise do quadro avaliativo. Como resultado, observou-se que o termo sustentabilidade pouco é encarado como uma simbiose entre as três dimensões. Entretanto, a aplicação da ferramenta MESMIS se mostrou oportuna para medir a sustentabilidade no contexto de economias e populações agroextrativistas, além de possibilitar que as entidades proponentes identifiquem seu desempenho global em relação à sustentabilidade, quando da execução dos projetos e da concepção de propostas.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu, 2010. Ministério da Integração Nacional. Disponíveis em . Acessado em: 10 de maio de 2018.

CARVALHO, M. M.; RABECHINI JUNIOR, R. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo competências para gerenciar projetos: teoria e casos (3. ed.). São Paulo: Atlas, 2011.

CASTRO, N. de; PAIVA, I; ROSENTA, R; HIDD, G. Usina Hidrelétrica Brasil-Bolívia: Projeto âncora do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável Binacional. In: II Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz, 20-22 de setembro de 2017, João Pessoa-Paraíba, Brasil.

CLARO, P. B. O.; CLARO, D. P.; AMÂNCIO, R. Entendendo o conceito de sustentabilidade nas organizações. Revista de Administração de Empresas. FGV. São Paulo, v.43, n.4, p.289-300, out./nov./dez. 2008.

Financiamento do extrativismo

no PDRS do Xingu: onde cabe a

sustentabilidade?

PEREIRA, Sâmya Cristina Brazão

ROCHA, Carla Giovana Souza.

KATO, C. A. Arquitetura e sustentabilidade: projetar com ciência da energia. 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.

MARTENS, M. L; CARVALHO, M. M. Avaliação de sustentabilidade em gerenciamento de projetos: um estudo exploratório no setor de alimentos. Production, 26(4), 782-800, out./dez. 2016.

MORIOKA, S. N; CARVALHO, M. M. Sustentabilidade e gestão de projetos: um estudo bibliométrico. Production, 26(3), 656-674, jul./set. 2016.

MOURA, L. G. V. Indicadores para a avaliação da sustentabilidade em sistemas de produção da agricultura familiar: o caso dos fumicultores de Agudo. 249 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGU. Monitoramento de projetos - Aspectos conceituais e metodológicos, relatoria de primeiros resultados – período de junho a agosto de 2017. 2017.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGU. Relatório de Atividades do PDRSX 2011/2012. 2013.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGU. Relatório de Oficina de Planejamento da CT6 – Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais. 2013b.

PLANO DE MANEJO DA RESEX RIOZINHO DO ANFRÍSIO, 2011. Aprovado pela portaria nº 41, de 29 de junho de 2011 e publicado no Diário Oficial da União em 30 de Junho de 2011. Disponíveis em . Acessado em: 01 de julho de 2018. RIOS, V. S. C. Inovação em políticas públicas: um estudo do comitê gestor do plano de desenvolvimento regional sustentável do Xingu. 2013. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

SILVA, C. V.; MIGUEL, L. A. Extrativismo e a abordagem sistêmica. In. 10º

Financiamento do extrativismo

no PDRS do Xingu: onde cabe a

sustentabilidade?

PEREIRA, Sâmya Cristina Brazão

ROCHA, Carla Giovana Souza.

Congresso Brasileiro de Sistemas. - Ribeirão Preto – SP – Brasil. 28 a 30 de outubro de 2014.

SILVA, L. M. S. Impactos do crédito produtivo nas noções locais de sustentabilidade em agroecossistemas familiares no território sudeste do Pará. 2008. 205 p. Tese (Doutorado em Produção Vegetal). Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas – RS – Brasil.

SILVA, M. O. Saindo da invisibilidade – a política nacional de povos e comunidades tradicionais. Inclusão Social, Brasília, v. 2, n. 2, p. 7-9, abr./set. 2007.

SILVA, V. A.; CARDOSO, M. C.; BENTES, A. J. M.; VIEIRA, T. A. Assentamento agroextrativista e a dinâmica de desenvolvimento na Amazônia: um estudo de caso da comunidade São Braz no PAE Eixo Forte em Santarém/PA. In: VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional - Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional: Perspectivas e Desafios Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 13 a 15 de setembro de 2017.

VILLAS-BÔAS, A. (Org.). 2012. De Olho na Bacia do Xingu. Série Cartô Brasil Socioambiental, n. 5. Instituto Socioambiental, São Paulo, 61p.

VELÁSQUEZ, C.; BOAS, A. V.; SCHWARTZMAN, S. Desafio para a gestão ambiental integrada em território de fronteira agrícola no oeste do Pará. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 40(6), 1061-1075, 2006




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/raf.v13i2.8707

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.