Logo do cabeçalho da página Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento

O efeito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na gestão produtiva familiar e na segurança alimentar dos beneficiários no município de Irituia-Pará

Letícia Sales da Costa Oliveira, William Santos de Assis

Resumo

O Artigo descreve o processo de operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município de Irituia no Estado do Pará. Foi dada ênfase a importância do Programa para a manutenção da diversidade dos sistemas de produção familiares e a garantia da segurança alimentar de populações vulneráveis. Do ponto de vista metodológico utilizamos ferramentas como a revisão bibliográfica, análise documental, pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas, sistematização e análise dos dados. O Programa envolveu 63 famílias fornecedoras de 29 comunidades e 11 unidades recebedoras. Entre 2012 e 2018 o Programa movimentou, aproximadamente, hum milhão de reais no município de Irituia. Apesar dos problemas operacionais identificados conclui-se que o Programa promoveu o fortalecimento da agricultura familiar, estimulou a diversificação produtiva e ampliou as redes de comercialização. Esses resultados têm contribuído positivamente para a segurança alimentar e nutricional de pessoas vulneráveis socialmente.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2018.

CONAB – COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Programa de Aquisição de Alimentos-PAA: ações da CONAB em 2003, 2003. Disponível em: Acesso em: 17 jan. 2017. GRISA, C. Políticas públicas para a agricultura familiar no Brasil: produção e institucionalização das ideias. Tese (Doutorado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). Rio de Janeiro (RJ), 2012.

GRISA, C.; SCHMITT, C. J.; MATTEI L. F.; MALUF, R. S.; LEITE S.P. Contribuições do Programa de Aquisição de Alimentos à segurança alimentar e nutricional e à criação de mercados para a agricultura familiar. Agriculturas, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, set. 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo agropecuário 2010. Disponível em:

>. Acesso em: 19 jul. 2018.

LUCIA, C. M. D.; SILVA, E. R.; RIBEIRO, S. M. R.; SANT’ANA, H. M. P.; BRANDÃO, S. C. C. Otimização de método para análise de folatos em hortaliças folhosas por cromatografia líquida de alta eficiência com detecção por fluorescência. Quim. Nova, Vol. 34, No. 2, p. 335-340, 2011.

MDS – MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. PAA: 10 anos de Aquisição de Alimentos. Brasília. 2013.

MDS - MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Programa de Aquisição de Alimentos. Manual Operativo: Modalidade Compra com Doação Simultânea Operação por Meio de Termo de Adesão. Brasília. 2014.

MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Programa de Aquisição de Alimento (PAA) da Agricultura Familiar. Renda para quem produz e comida na mesa de quem precisa! Brasília: MDS, 2012.

MDS – MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Programa de Aquisição de Alimento (PAA) da Agricultura Familiar. Renda para quem produz e comida na mesa de quem precisa! Brasília: MDS, 2012.

MORAES, M. H. C. S. Agrobiodiversidade dos Quintais e Socioeconomia Dos Agroecossistemas Familiares da Cooperativa D’irituia, Pará, Brasil. 2017. 189 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais – Manejo de Ecossistemas Florestais) – Universidade Federal Rural da Amazônia. Belém. 2017.

NASCIMENTO NETO, M. P. O Programa de Aquisição de Alimentos-PAA no município de Lagoa Seca -PB: análise das transformações vivenciadas na agricultura familiar. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Estadual do Paraíba, Campina Grande (PB), 2012.

PEREIRA, M. E. B. G.; LAURENZANI, A. E. B. S. Desafios e perspectivas do programa de aquisição de alimentos no município de Tupã – SP. Ciência e Natura, Santa Maria, v.36, n.2, p.230-240, mai/ago. 2014.

Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento •

SALGADO, R.J. S. F. Implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): a trajetória de operacionalização do PAA institucional na Universidade Federal de Viçosa- MG. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Viçosa. 2016.

SAVOLDI, André.; CUNHA, Luiz Alexandre. Uma abordagem sobre a agricultura familiar, PRONAF e a modernização da agricultura no sudoeste do Paraná na década de 1970. Revista Geografar, Curitiba, v.5, n.1, p.25-45, jan/jun.2010.

SCHNEIDER, Sérgio. Teoria social, agricultura familiar e pluriatividade. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo: v.18, nº51, p.99-122, fev. 2003.

SILVA, S. G. Territorialidade, agricultura familiar e agroecológica: uma análise introdutória do Programa de Aquisição de Alimentos-PAA na demanda territorial de 2008. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE SOCIOLOGIA RURAL, 8., 2010, Porto de Galinhas. Anais… Porto de Galinhas: Alasru, 2010.

SMITH, D. S. Sistema de Informação Gerencial à Cooperativa Agropecuária dos Produtores Familiares Irituienses – D’Irituia. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) – Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Pará Campus Castanhal. 2016.

WWP. World without Poverty - Mundo sem Pobreza Iniciativa Brasileira de Aprendizagem. As seis modalidades do PAA. Disponível em . Acesso em: 10 mai.2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/raf.v13i2.8708

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.