Logo do cabeçalho da página Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento

Condições de estabilização da agricultura familiar em Santo Antônio do Tauá-PA

Antônio Arthur Cruz do Nascimento, Carlos Valério Aguiar Gomes

Resumo

Este trabalho discute quais relações se estabelecem entre agricultura familiar e sustentabilidade na Amazônia. Procura entender esta relação partindo da diferenciação entre a dinâmica do ciclo de fronteira e a complexificação dos agrossistemas como mecanismo de estabilização territorial. Para a análise, recorta-se da fronteira antiga do nordeste paraense, o município de Santo Antônio do Tauá em duas comunidades com trajetórias socioespaciais diferentes. Analisa-se ainda até que ponto as práticas agrícolas de estabelecimentos familiares, muitas vezes conceituadas como insustentáveis, respondem de fato pela degradação florestal e dos recursos hídricos nos territórios de desenvolvimento da agricultura familiar na região. Metodologicamente utiliza-se de visitas a campo e entrevistas semi-estruturadas com agricultores para compreender os processos de sustentabilidade dos agrossistemas além de mobilização teórica de trajetórias agrícolas na Amazônia e sujeitos no campo. Conclui-se que abordagens teórico e metodologicamente mais amplas são imprescindíveis para abstrair elementos do agrossistema familiar responsáveis pela manutenção da sustentabilidade, elementos que transcendem a análise técnica de plantios e práticas, que incorporam decisões socioeconômicas em momentos de crise, de auge produtivo, de emprego de mão de obra familiar e de escolhas sobre culturas e áreas.


Texto completo:

PDF

Referências


BECKER, B. K. Síntese do processo de ocupação da Amazônia: lições do passado e desafios do presente. Causas e dinâmica do desmatamento na Amazônia. Brasília: MMA, v. 1, p. 5-28, 2001.

CONCEIÇÃO, M. Políticas e colonos na Região Bragantina, estado do Pará: um trem, a terra e a mandioca. 1990. 319f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1990.

CONCEIÇÃO, M. F. C. Reprodução social da agricultura familiar: um novo desafio para a sociedade agrária do nordeste paraense. In: HÉBETTE, J. MAGALHÃES, S. B. MANESCHY, M. C; (org.). No mar, nos rios e na fronteira: faces do campesinato no Pará. Belém: EDUFPA, 2002.

COSTA, F. A. Agricultura familiar em transformação na Amazônia: o caso de Capitão Poço e suas implicações para a política e o planejamento agrícola regional. Revista Econômica do Nordeste, v. 27, n. 4, p. 633-672, 1996.

COSTA, F. A. Diversidade estrutural e desenvolvimento sustentável: novos supostos de política de planejamento agrícola para a Amazônia. In XIMENES T. (Org.). Perspectiva do desenvolvimento sustentável: uma contribuição para a Amazônia 21. Belém: NAEA/UFPA, p. 225-270, 1997.

COSTA, F. A. Ecologismo e questão agrária na Amazônia. Belém: NAEA-UFPA, 1992.

COSTA, F. A. PATH dependency e a transformação agrária do bioma amazônico: o sentido econômico das capoeiras para o desenvolvimento sustentável. Novos Cadernos NAEA, v. 7, n. 2, p. 111-158, 2004.

COSTA, F. A. Racionalidade camponesa e sustentabilidade: elementos teóricos para uma pesquisa sobre agricultura familiar na Amazônia. Paper do NAEA, n. 12, 1994.

COSTA, F. A. Indicadores de prioridade para políticas públicas dirigidas ao desenvolvimento sustentável na Amazônia: Uma construção orientada a sistemas de produção do Nordeste Paraense. Novos Cadernos Naea, v. 3, n. 1, p. 101-118, 2000.

ÉGLER, E. G. A zona Bragantina no estado do Pará. Revista Brasileira de Geografia, v. 23, n. 3, p. 527-555, 1961.

FREITAS, A. C. R. A crise ecológica na agricultura familiar do estado do Maranhão: contribuições para um debate. Novos Cadernos NAEA, v. 2, n. 2, 1999.

HÉBETTE, J.; ACEVEDO, R. Colonização espontânea, política agrária e grupos sociais. In COSTA, J. M. M. (Org.). Amazônia: desenvolvimento e ocupação. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, p. 141-191. 1979.

HURTIENNE, T. P. Agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável na Amazônia. Novos Cadernos NAEA, v. 8, n. 1, p. 19-71, 2005.

HURTIENNE, T. P. Análise socioeconômica dos sistemas de uso da terra por pequenos proprietários na Amazônia Oriental. Novos Cadernos NAEA, v. 7, n. 2, p. 187-272, 2004.

HURTIENNE. T. P. Agricultura familiar na Amazônia Oriental. Novos Cadernos NAEA, v. 2, n. 1, p. 75-94, 1999.

MARTINS, J. S. O tempo da fronteira: retorno a controversia sobre o tempo historico da frente de expansao e da frente pioneira. São Paulo: Hucitec, 1997.

PENTEADO, A. R. Problemas de colonização e uso da terra na Região Bragantina do estado do Pará. Belém: UFPA, v. 2, 1967.

PORTO GONÇALVES, C. W. Amazônia, amazônias. 3ª edição – São Paulo: Contexto, 2012.

SCHMINK, M.; WOOD, C.H. Conflitos sociais e a formação da Amazônia. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará, 2012.

TAVARES, M. G. C. A formação territorial do espaço paraense: dos fortes à criação de municípios. Revista ACTA Geográfica, ANO II, n. 3, 2008.

TOLEDO, V. M.; BARRERA-BASSOLS, N. A etnoecologia: uma ciência pós-normal que estuda as sabedorias tradicionais. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 20, p. 31-45, 2009.

VELHO, O. G. Capitalismo autoritário e campesinato: um estudo comparativo a partir da fronteira em movimento. [2. ed.]. São Paulo; Rio de Janeiro: DIFEL, 1979. (Coleção Corpo e Alma do Brasil).




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/raf.v13i2.8712

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.