CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE: AVALIAÇÃO DO COMPOSTO ORGÂNICO PRODUZIDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO SEMIÁRIDO
Resumo
A pesquisa se baseia em uma proposta de educação ambiental como intervenção educativa para sensibilizar sobre a importância da reciclagem dos resíduos orgânicos gerados na cozinha de uma escola pública de ensino fundamental no Sertão da Paraíba, realizada no ano de 2019. O objetivo foi apresentar a prática da compostagem como proposta para educação e conservação do solo e avaliar a qualidade do composto orgânico produzido. Inicialmente, realizou-se a separação das sobras orgânicas provenientes do preparo da merenda escolar durante uma semana. Paralelamente foi realizada uma palestra abordando as temáticas: matéria orgânica, compostagem e desperdício da merenda escolar. Para confecção da composteira foram utilizados três baldes com capacidade de 15 kg cada, onde foram furados e sobrepostos. O material orgânico inicial pesou 3,525 kg ficando com 1,185 kg ao término da pesquisa, com uma redução em 66% aos 120 dias. Ao final da atividade o adubo orgânico foi distribuído com funcionários e estudantes, juntamente com um encarte elaborado sobre a compostagem. Concluiu-se que a ação educativa foi fundamental para implantação da composteira na escola, tendo originado um substrato de boa qualidade para plantas, apresentando teores da relação C/N dentro dos limites estabelecidos pela legislação para composto orgânico comerciável e movimentado a comunidade escolar que participou da ação educativa.
Palavras-chave
Compostagem. Educação Ambiental. Educação em Solos. Merenda Escolar.Texto completo:
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/raf.v15i2.9865
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