Cabeçalho da página

Foco e Escopo

AMAZÔNICA é um periódico científico internacional, voltado a promover o debate, a construção do conhecimento e a veiculação de resultados de pesquisas científicas relativas às populações nativas da região Amazônica, nos quatro campos da antropologia. AMAZÔNICA pretende ser um fórum de debates para integrar cientistas que atuam nos diversos países amazônicos, de forma a romper as barreiras nacionais que têm mantido suas produções científicas isoladas e dificultado o diálogo. Incentiva-se a publicação de artigos de cunho transdisciplinar e resultados de pesquisas que envolvam equipes interinstitucionais e transnacionais. São também aceitos trabalhos que, ainda que não versem sobre sociedades amazônicas, tenham importância inequívoca para o avanço do conhecimento científico sobre a região. Uma vez que essa é uma revista transdisciplinar e transnacional, os autores deverão ser capazes de expor suas idéias de forma compreensível para cientistas das diversas nacionalidades e das diversas disciplinas que estudam a diversidade e variabilidade da experiência humana. São aceitos artigos em português, inglês, espanhol e francês. A revista publica artigos originais inéditos, resenhas, traduções, resumos de teses e ensaios fotográficos.

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

Artigos originais são trabalhos inéditos que demonstram uma reflexão sobre problema de cunho teórico com relevância para o avanço do conhecimento sobre as sociedades amazônicas. Sempre que possível, evidências empíricas deverão ser apresentadas de modo que permitam ao leitor avaliação independente de interpretações propostas pelo autor. Os editores reservam-se o direito de publicar, em seguida ao artigo, comentários de outros autores caso o conteúdo do artigo seja polêmico e suscite o debate. Nesse caso, o autor será convidado a apresentar réplica.

Todos os artigos submetidos à revista são submetidos à verificação de plágio pela equipe editorial, uma vez identificado o plágio ou a cópia, o artigo é recusado.

Editores
  • Edna Alencar
  • Pedro da Gloria
  • Hilton da Silva
  • Júlia dos Santos
  • Beatriz Matos
  • Érica Quinaglia Silva
  • Katiane Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatórios

A partir do Vol. 13, n. 2 a Amazônica - Revista de Antropologia não mais publicará Relatórios de pesquisa.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Notícias de Pesquisas em Andamento

A partir do Vol. 13, n.2 a Amazônica - Revista de Antropologia não mais publicará Notícias de Pesquisas em Andamento.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resumos de Teses e Dissertações

Podem ser encaminhados resumos de teses ou dissertações pelo próprio autor. Os resumos não podem ter mais do que duas (02) páginas, incluída a bibliografia. Não são aceitas fotos ou figuras para acompanhar os resumos de tese.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas de Livros ou Teses

Podem ser feitas resenhas de livros ou teses até dois anos após sua publicação ou defesa. As resenhas devem ter no máximo cinco (05) páginas, incluída bibliografia. O autor deve fornecer ilustração da capa do livro, que pode ser escaneada e salva em arquivo JPEG ou TIF, com resolução igual ou superior a 300dpi. Não serão aceitas outras ilustrações, fotos ou mapas para esse tipo de contribuição.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Ensaios Fotográficos

Ensaios fotográficos serão aceitos no número máximo de dois por edição, devendo versar sobre temática antropológica relacionada à Amazônia, outros regiões tropicais ou ainda regiões e temas que se relacionam de maneira inequívoca com temas de interesse da revista.  As propostas de ensaios fotográficos serão examinadas e selecionadas pelo Conselho Editorial, que se encarregará de selecionar os ensaios a serem publicados na revista, não cabendo recursos.  Os ensaios fotográficos serão compostos de no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) fotografias. O autor deverá fornecer o título do ensaio, um pequeno texto introdutório com até 250 palavras, legendas e créditos para as fotos. O fotógrafo deverá ser necessariamente o autor ou um dos autores do ensaio. As fotos deverão ser enviadas em meio digital, com resolução igual ou superior a 300 dpi, podendo ser em cores ou P&B.

Editores
  • Flavio Barros
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos e outras contribuições enviados à Amazônica são avaliados por pares rigorosamente selecionados tendo em vista a área de especialidade da contribuição. Os trabalhos recebidos serão primeiramente examinados pela editoria em conjunto com membros do Conselho Editorial e, eventualmente, encaminhados a dois pareceristas, que podem tanto serem membros do conselho ou externos ao corpo editorial. Em caso de pareceres contraditórios (ex. uma recomendação de aceitar e outra de rejeitar), os artigos são enviados a um terceiro avaliador e a decisão editorial é tomada com base nos dois pareceres concordantes, seja pela aceitação ou rejeição. Tanto a Editoria quanto o Conselho Editorial reservam-se o direito de rejeitar o artigo caso considerem que sua temática, abordagem, linguagem ou apresentação fogem ao escopo da revista.

Os trabalhos submetidos deverão obedecer aos princípios éticos e legais específicos à sua área de pesquisa. Os autores devem colocar em nota de rodapé ou mesmo no corpo do texto informações sobre as autorizações legais obtidas para a realização das pesquisas que resultaram na publicação. Isso deve ser especialmente observado em pesquisas que envolvam seres humanos, material biológico ou genético, trabalhos em áreas de reserva legal, reservas indígenas e patrimônio arqueológico. Os autores se responsabilizarão pela veracidade das informações prestadas.

Os trabalhos submetidos deverão obedecer rigorosamente às normas editoriais. Os editores reservam-se o direito de devolver aos autores aqueles trabalhos que não cumprirem as normas para que sejam readequados e re-submetidos. A editoria e Conselho Editorial também se reservam o direito de classificar os artigos em artigos originais ou relatórios, comunicando aos autores sua decisão antes da publicação. Apenas os artigos originais serão enviados a pareceristas especialistas na área em questão. As demais contribuições, como resenhas, resumos de teses, traduções e ensaios fotográficos, serão avaliadas pelos editores e pelo conselho editorial.

O autor assume também a responsabilidade de obter autorização para a publicação de fotos que não sejam de sua autoria devendo conservar em seu poder as autorizações.

Os artigos levam de três a doze meses para serem avaliados em nosso sistema. Infelizmente, devido à pandemia o período de avaliação pode ser mais demorado.

Periodicidade

Periodicidade: Semestral, publicada em março e setembro. Data limite para recebimento de originais para publicação em março: Outubro. Data limite para recebimento de originais para publicação em setembro: Maio.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os autores não pagam qualquer taxa para a submissão ou avaliação de seus manuscritos.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Conflito de Interesses

Requere-se a todos os autores que declarem qualquer potencial conflito de interesses, advindo de relações financeiras, pessoais ou outras com pessoas e organizações nos últimos três anos, que pode ter influenciado de forma inapropriada o trabalho a ser submetido à Amazônica.
 
Amazônica requere que se declare qualquer conflito de interesse em potencial. A todos os autores se requere que indiquem quaisquer interesses financeiros ou arranjos com pessoas, instituições ou companhias cujos interesses ou situação se encontra referido no artigo ou outras situações que podem ter influenciado a pesquisa relatada, suas conclusões, implicações ou opiniões. Isso incluiu, por exemplo, fontes diretas e indiretas de financiamento para os autores individualmente ou para os departamentos, organizações ou instituições a que pertencem, relações pessoais ou competição acadêmica. Se o artigo for publicado, devem ser reconhecidas todas as fontes de financiamento e envolvimento financeiro relacionado ao trabalho, além de ser declarado se o projeto foi iniciado pelo investigador ou pela agência que o financiou.  Ao final do texto (e na folha de rosto), sob o título ";;Declaração de Conflito de Interesses";;, todos os autores devem declarar qualquer relação financeira ou pessoal com quaisquer pessoas ou organizações que podem ter influenciado de maneira inapropriada seu trabalho. Se não existem conflitos de interesse, os autores devem declarar ";Os autores declaram que não há conflito de interesses";.