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Quando o santo lhe pega: Umbanda, mediunidade e processos educacionais

Igor Filipe Sousa, Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento

Resumo

O presente artigo objetiva analisar processos educacionais em um Terreiro de Umbanda localizado na zona sul de Teresina-PI. Para isso, partimos de uma concepção ampliada de educação, como um processo vivo e comunitário, salientando que acontece onde a vida estiver, acontecendo em todos os lugares. Nesse sentido, percebemos que o terreiro de umbanda é um importante espaço de vivências educativas, pois a sua prática religiosa está assentada no corpo e centralizada na incorporação, o que depende de um aprendizado denominado desenvolvimento mediúnico sendo, portanto, uma importante ação educativa. Optamos pela etnografia para esse estudo, pois, tal abordagem, possibilita mostrar os processos educacionais a partir de dentro e desde a perspectiva dos interlocutores. Assim, percebemos a Umbanda enquanto um espaço de vivência religiosa e educacional, tendo uma ecologia de saberes, que desemboca no par sabenças-gestos, ou mirongas-mandingas, o que colabora para a formação e desenvolvimento da pessoa umbandista, num processo gradual que pode levar anos, semelhante ao “catar folhas”.

 



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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v16i1.15443



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