Festas de Santo, da promessa ao padroeiro: mudanças e continuidades nas sociabilidades festivas em uma comunidade rural da Amazônia
Resumo
Na Amazônia brasileira, as festas de santos refletem a interação entre comunidades católicas e entidades sagradas. Este estudo examina uma festa de santo para discutir as transformações nos festejos católicos na região do Lago Amanã, na Amazônia Central. A pesquisa adotou uma abordagem histórico-etnográfica para investigar o festejo de Santo Antônio na comunidade Bom Jesus do Baré em um recorte de cinco décadas. Isso envolveu análises sincrônicas e diacrônicas, com observação direta de uma edição do festejo e entrevistas com os praticantes. Os resultados revelam mudanças na forma e no significado dos festejos, por exemplo, da responsabilidade individual para a iniciativa coletiva e do sacrifício em pagamento à graça alcançada para a arrecadação de lucros visando o autofinanciamento, além do esforço pela continuidade da prática diante da transformação na organização social dos grupos locais. Como exemplo das festas de santos praticadas na região, o festejo de Santo Antônio foi transformado, garantindo a sua continuidade mediante a adaptação em um novo modelo no qual o herdeiro da prática já não é um filho do promesseiro, mas a comunidade constituída por seus descendentes.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v16i1.16446
© As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.
|
This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License. |